A temática indígena em livros selecionados pelo PNBE: análises e reflexões

Autores

  • Rosa Maria Hessel Silveira UFRGS
  • Iara Tatiana Bonin ULBRA

Palavras-chave:

PNBE, literatura infantil, índios

Resumo

O trabalho parte de reflexões sobre a presença crescente das populações indígenas no panorama social e sobre a inclusão da temática indígena na trajetória da literatura infantil brasileira. A partir desse cenário, analisam-se seis obras selecionadas no PNBE 2008 a 2012 para integrar o acervo da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Continham elas narrativas em prosa, histórias em quadrinhos, imagens ou poemas. A análise mostrou a continuidade de tendências já identificadas em outros estudos, como a exploração de narrativas orais indígenas, sintetizadas e apresentadas como contos, lendas e mitos populares, fazendo alusão à contribuição dos diferentes povos para a identidade e cultura nacional; a apresentação de uma íntima articulação entre índio e natureza e uma preocupação em ensinar acerca da cultura e de peculiaridades do ser índio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Hessel Silveira, UFRGS

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e pós-doutorado pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa (2007-2008). Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da UFRGS, atualmente é professora permanente convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade, tendo atuado no Programa de Pós-Graduação em Educação da ULBRA-RS, de março de 2002 a fevereiro de 2011. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos Culturais em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos culturais, identidade, diferença, literatura infanto-juvenil, representações docentes, discursos, leitura e produção textual. Já orientou 28 dissertações de mestrado e 14 teses de doutorado. Além da publicação regular de artigos em livros e revistas, organizou os livros Professoras que as histórias nos contam (Ed. DP&A, 2002), Cultura, poder e educação - um debate sobre Estudos Culturais em Educação (Ed. da Ulbra, 2005; 2a edição: 2011) e Estudos Culturais para professor@s (Ed. da Ulbra, 2008). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, tendo desenvolvido os projetos Selecionando os melhores: um estudo do discurso dos concursos públicos para professores, de 2004 a 2007, e Narrativas, diferenças e infância contemporânea, de 2008 a 2012. Desenvolve atualmente o projeto Literatura infantil - um estudo sobre leitura de obras selecionadas com leitores de anos iniciais, que conta com pesquisadores da FACED e PPGEdu-UFRGS, PPGEducação ULBRA e PPGLetras UFPEL.

Iara Tatiana Bonin, ULBRA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC(1989), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil, professora do Curso de Pedagogia desta Universidade, ministrando especialmente as disciplinas didáticas e de estágio. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais e desenvolve estudos sobre identidades e diferenças na cultura contemporânea, com especial ênfase na temática indígena e na docência.

Downloads

Publicado

2012-11-05

Como Citar

Silveira, R. M. H., & Bonin, I. T. (2012). A temática indígena em livros selecionados pelo PNBE: análises e reflexões. Educação, 35(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/11761

Edição

Seção

Dossiê - Educação Literária: Políticas Públicas de leitura, leituras e formação de leitores