A temática indígena em livros selecionados pelo PNBE: análises e reflexões
Palavras-chave:
PNBE, literatura infantil, índiosResumo
O trabalho parte de reflexões sobre a presença crescente das populações indígenas no panorama social e sobre a inclusão da temática indígena na trajetória da literatura infantil brasileira. A partir desse cenário, analisam-se seis obras selecionadas no PNBE 2008 a 2012 para integrar o acervo da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Continham elas narrativas em prosa, histórias em quadrinhos, imagens ou poemas. A análise mostrou a continuidade de tendências já identificadas em outros estudos, como a exploração de narrativas orais indígenas, sintetizadas e apresentadas como contos, lendas e mitos populares, fazendo alusão à contribuição dos diferentes povos para a identidade e cultura nacional; a apresentação de uma íntima articulação entre índio e natureza e uma preocupação em ensinar acerca da cultura e de peculiaridades do ser índio.Downloads
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Publicado
2012-11-05
Como Citar
Silveira, R. M. H., & Bonin, I. T. (2012). A temática indígena em livros selecionados pelo PNBE: análises e reflexões. Educação, 35(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/11761
Edição
Seção
Dossiê - Educação Literária: Políticas Públicas de leitura, leituras e formação de leitores
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