Indigenous theme in books PNBE has selected: analyses and reflections

Authors

  • Rosa Maria Hessel Silveira UFRGS
  • Iara Tatiana Bonin ULBRA

Keywords:

PNBE, children’s literature, indigenous peoples

Abstract

The work draws on reflections about the increasing Indigenous populations in the social panorama and about including the Indigenous themes in the Brazilian children’s literature. Based on this scenery, we have analysed six works PNBE selected in 2008 and 2012 to make up the collection of the initial years in the primary school and childhood education. The works included prose narratives, comic books, and picture and poem narratives. The analysis showed the continuity of trends other studies have already found, such as the exploration of Indigenous oral narratives synthesised and presented as short stories, folktales and popular myths, making allusion to different peoples’contribution for national identity and culture; showed the close relation between the Indigenous and nature and the preoccupation of teaching about the Indigenous culture and peculiarities.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosa Maria Hessel Silveira, UFRGS

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e pós-doutorado pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Lisboa (2007-2008). Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da UFRGS, atualmente é professora permanente convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade, tendo atuado no Programa de Pós-Graduação em Educação da ULBRA-RS, de março de 2002 a fevereiro de 2011. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos Culturais em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos culturais, identidade, diferença, literatura infanto-juvenil, representações docentes, discursos, leitura e produção textual. Já orientou 28 dissertações de mestrado e 14 teses de doutorado. Além da publicação regular de artigos em livros e revistas, organizou os livros Professoras que as histórias nos contam (Ed. DP&A, 2002), Cultura, poder e educação - um debate sobre Estudos Culturais em Educação (Ed. da Ulbra, 2005; 2a edição: 2011) e Estudos Culturais para professor@s (Ed. da Ulbra, 2008). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, tendo desenvolvido os projetos Selecionando os melhores: um estudo do discurso dos concursos públicos para professores, de 2004 a 2007, e Narrativas, diferenças e infância contemporânea, de 2008 a 2012. Desenvolve atualmente o projeto Literatura infantil - um estudo sobre leitura de obras selecionadas com leitores de anos iniciais, que conta com pesquisadores da FACED e PPGEdu-UFRGS, PPGEducação ULBRA e PPGLetras UFPEL.

Iara Tatiana Bonin, ULBRA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC(1989), Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil, professora do Curso de Pedagogia desta Universidade, ministrando especialmente as disciplinas didáticas e de estágio. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais e desenvolve estudos sobre identidades e diferenças na cultura contemporânea, com especial ênfase na temática indígena e na docência.

Published

2012-11-05

How to Cite

Silveira, R. M. H., & Bonin, I. T. (2012). Indigenous theme in books PNBE has selected: analyses and reflections. Educação, 35(3). Retrieved from https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/11761

Issue

Section

Dossier - Literary Education: Public Policies in reading, readings and formation of readers