Avaliação por habilidades e competências
Keywords:
Avaliação, Competências acadêmicas, Competências tecnológicas, Competências éticas, estéticas e políticas, Habilidades, Avaliação nas áreas de conhecimento, Recuperação da aprendizagemAbstract
A avaliação é um tema muito discutido e polêmico quando o assunto é a educação, o ensino e a aprendizagem; discutido porque sua literatura é vasta; e polêmico porque diferentes falhas ainda são encontradas neste processo, uma vez que, em muitos casos, a teoria é uma e a prática, outra. O artigo busca evidenciar que não há motivo algum mudar a metodologia, se não mudar o pensar/executar avaliativo. Sendo assim, é apresentada a importância de avaliar por habilidades e competências em um currículo que não valoriza exclusivamente as competências acadêmicas, mas, também, as competências tecnológicas, éticas, estéticas e políticas. Almeja-se, ainda, esclarecer como avaliar nas áreas do conhecimento, uma vez que a Matriz Marista é composta de quatro áreas: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática; e pretende, de igual forma, enfatizar a importância do Componente Curricular, não suprimindo um ao outro (área por componente ou componente por área). Retoma mais um tema discutido incessantemente: a recuperação da aprendizagem, e espera esclarecer o como realizá-la na lógica da avalição por habilidades e competências.
Downloads
References
MACEDO, Lino de. Situação-problema: forma e recursos de avaliação, desenvolvimento de competências e aprendizagem escolar. In:PERRENOUD, Philippe, THURLER, Monica Gather. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SILVA, Janssen Felipe da; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa (Orgs.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.
UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a educação básica. Brasília: UMBRASIL, 2010.
Tessituras do currículo Marista: matrizes curriculares de educação básica: área de linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: UMBRASIL, 2014.
Tessituras do currículo Marista: matrizes curriculares de educação básica: área de ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: UMBRASIL, 2014.
Tessituras do currículo Marista: matrizes curriculares de educação básica: área de matemática e suas tecnologias e área de ciências da natureza e suas tecnologias. Brasília: Umbrasil, 2014.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Caderno Marista de Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).