Leadership practices in times of social isolation
reflections and brief reports of successful practices
Keywords:
Education, Leadership, Team workAbstract
O papel das lideranças das organizações educacionais no contexto complexo da pandemia e do consequente isolamento social, exigiu práticas inusitadas e urgentes, de modo a garantir que todos os processos da organização funcionassem e a proposta de ensino e de aprendizagem alcançasse êxito. Importante destacar que uma organização não se constrói sem as pessoas que fazem a dinâmica dos processos se efetivarem. O desafio da gestão de pessoas foi significativamente ampliado nesse contexto. Alguns questionamentos nortearam as ações estratégicas das lideranças: como criar engajamento nas equipes de forma remota, por meios virtuais? Como é possível potencializar a comunicação e o relacionamento para criar proximidade com os diferentes públicos? Como dar direcionamento e cultivar o senso de propósito nos liderados? O objetivo deste artigo é possibilitar algumas reflexões sobre processos desencadeados no ambiente remoto das atividades escolares, sobre as experiências vivenciadas e tecer breves relatos de práticas que se mostraram bem sucedidas em ambiente remoto, no que tange ao alcance, à mobilização e à criação de engajamento de todos os segmentos da comunidade escolar.
Downloads
References
CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 2004.
CHARAN, Ram. O líder criador de líderes / Ram Charan; tradução Cristina Yamagami. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
DELORS, Jacques et al. Educação, um tesouro a descobrir. Relatório da comissão internacional sobre educação para o século XXI. Lisboa: Edições Asa, 1996.
ERVILHA, A. J. Limão. Liderando Equipes para otimizar. São Paulo: Saraiva, 2012.
ESTEVE, José M. A terceira revolução educacional: a educação na sociedade do conhecimento. São Paulo: Moderna, 2004 (Coleção educação em pauta).
FORNI, João José. Gestão de Crises e Comunicação: o que gestores e profissionais de comunicação precisam saber para enfrentar crises corporativas. – 3. Ed.- São Paulo: Atlas, 2020.
HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século XXI. Tradução Paulo Geiger. 1.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
LI, Charlene. Liderança aberta: como as mídias sociais transformam o modo de liderarmos. São Paulo: Évora, 2011.
PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 16. ed. São Paulo: Best Seller, 2004.
SOCIEDADE BÍBLICA CATÓLICA INTERNACIONAL e EDIÇÕES PAULINAS, S. Paulo, Brasil, 1990.
WILLINK, Jocko. A dicotomia da liderança: como equilibrar os desafios da responsabilidade extrema para liderar e vencer. Rio de Janeiro: Atlas Books, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Caderno Marista de Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).