A aquisição das codas mediais /p/ e /k/ do inglês (L2) por aprendizes do sul do Brasil (L1): uma análise gestual na Teoria da Otimidade Estocástica

Autores

  • Bruna Koch Schmitt Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ubiratã Kickhöfel Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.2.17879

Palavras-chave:

Aquisição Fonético-Fonológica, Fonologia Gestual, Teoria da Otimidade Estocástica.

Resumo

Neste artigo, formalizamos a aquisição, por parte de aprendizes do Sul do Brasil, das sequências /pt/ e /kt/ em posição medial de palavras do inglês (L2). Os participantes, que apresentavam um nível básico de proficiência na língua estrangeira, tiveram suas produções orais gravadas tanto em português quanto em inglês, para a posterior verificação dos padrões acústicos encontrados nas tentativas de produção das codas /p/ e /k/. Estes padrões acústicos foram analisados à luz da Teoria da Otimidade Estocástica, e as restrições utilizadas na análise foram baseadas no modelo da Fonologia Gestual (BROWMAN & GOLDSTEIN, 1992) e na noção de pontos de ancoragem gestuais proposta por Gafos (2002). Concluímos que uma análise gestual permite a formalização de uma série de padrões acústicos que tendiam a ser desconsiderados pelas análises fonológicas tradicionais, uma vez que tais padrões assumam um status diferenciado, como componentes da gramática do indivíduo.

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Biografia do Autor

Bruna Koch Schmitt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e membro do grupo de pesquisa Cognição e aquisição/aprendizagem de L2: uma perspectiva psicolinguística, sob orientação do Dr. Ubiratã Kichhöfel Alves.

Ubiratã Kickhöfel Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (Processo 308721/2012-8).

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Publicado

2015-02-10

Como Citar

Schmitt, B. K., & Alves, U. K. (2015). A aquisição das codas mediais /p/ e /k/ do inglês (L2) por aprendizes do sul do Brasil (L1): uma análise gestual na Teoria da Otimidade Estocástica. Letrônica, 7(2), 765–794. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.2.17879