Os sentidos do “novo mundo” nas publicidades da Latam Airlines sobre a pandemia no Facebook

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.4.39873

Palabras clave:

Signo ideológico, Avaliação social, Discurso publicitário

Resumen

O objetivo deste artigo é estudar os sentidos do signo “novo mundo” a partir de três posts publicitários da Latam Airlines, publicados em sua página do Facebook. O recorte privilegiou os posts com imagem e texto em que aparecia materialmente o signo “novo mundo”, em uma amostra discursiva tomada entre os meses de março e setembro de 2020. Apresentamos uma seção teórica em que discutimos o signo ideológico conforme Volóchinov (2017) e uma seção em que tratamos da questão do enunciado concreto e sua abordagem metodológica a partir do Círculo de Bakhtin. A análise relaciona os três posts publicitários com momentos distintos de compreensão da pandemia de Coronavírus pela sociedade: um “novo mundo” em emergência, no primeiro, em consolidação, no segundo; e como já dado no terceiro post. Consideramos, por fim, que o “novo mundo” que a Latam constrói em seu discurso é sua forma de enfrentamento da pandemia e sua estratégia ideologicamente construída para vender passagens, que ocorre simultaneamente à retomada das atividades econômicas da sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriella Cristina Vaz Camargo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoJ (UNESP), Araraquara, SP, Brasil.

Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão (UFG/RC); graduada em Letras Português-Inglês; doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Araraquara (PPGLLP/ UNESP-FCLAr), em Araraquara, SP, Brasil. Membro do SLOVO - Grupo de Estudos do Discurso (UNESP-FCLAr). Desenvolve a tese com apoio da CAPES.

Nathan Bastos de Souza, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (PPGL/UFSCar), em São Carlos, SP, Brasil; mestre em Linguística pela mesma instituição. Graduado em Letras com habilitação em Português, Espanhol e Literaturas respectivas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); Membro do Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGE/UFSCar). Professor substituto na área de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), em Bagé, RS.

Citas

BAKHTIN, M. M. O discurso no romance. In: BAKHTIN, M. M. Teoria do romance I: a estilística. São Paulo: Ed. 34, 2015. p. 19-167.

BAKHTIN, M. M. O problema do texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011a. p. 307-337.

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011b. p. 261-307.

BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral I. Coordenação de tradução de Eduardo Guimarães. Campinas: Pontes, 2005.

JENKINS, H. Cultura da convergência. Tradução de Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2009.

LATAM AIRLINES. 2020. Facebook: www.facebook.com/LATAMBrasil. Disponível em: https://bit.ly/3mFIRgm. Acesso em: 28 dez. 2021.

MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Américo. São Paulo: Contexto, 2012.

SANTOS, J. A. B.; BARONAS, R. L. Novo normal. In: INFORMA SUS UFSCAR. Enciclopédia discursiva da COVID-19. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3hZTUNM. Acesso em: 20 dez. 2020.

SOUZA, N. B.; MIOTELLO, V. Uma contribuição à crítica bakhtiniana: a(s) leitura(s) de Kisteva, o termo “slovo” e outros problemas em algumas traduções. Miguilim: Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 8, n. 3, p. 545-562, set./dez. 2019.

VOLOCHÍNOV, V. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução e notas de J. W. Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: para uma poética sociológica. In: VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização e tradução Sheila Grillo, Ekaterina Américo. São Paulo: Ed. 34, 2019. p. 109-147.

VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo, Ekaterina Américo. São Paulo: Ed. 34, 2017.

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

Camargo, G. C. V., & Souza, N. B. de. (2021). Os sentidos do “novo mundo” nas publicidades da Latam Airlines sobre a pandemia no Facebook. Letrônica, 14(4), e39873. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.4.39873

Artículos más leídos del mismo autor/a