A valoração dos tons de pele em "Caras e Cores"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.s.42512

Palavras-chave:

Círculo de Bakhtin, Enunciado, Discurso Publicitário

Resumo

Com fundamento nas contribuições teórico-metodológicas propostas pelos estudos bakhtinianos, este artigo toma o filme publicitário “Caras e Cores”, da Faber-Castell, como corpus de um trabalho analítico de enunciado audiovisual, explicitado em sua unidade arquitetônica como verbivocovisual. O objetivo se volta a compreender se e como a verbivocovisualidade contribui para a análise, em especial, de discursos sincréticos, em que essas três dimensões se explicitam e constituem a unidade integral do discurso. Para isso, são mobilizadas, em conjunto, as noções bakhtinianas de enunciado, signo ideológico, voz social e relações dialógicas. Os resultados apontam para a produtividade da verbivocovisualidade e a análise do filme publicitário revela que a marca ressignifica o signo ideológico “cor de pele” e traz à tona o discurso sobre diversidade e representatividade como estratégia mercadológica lucrativa.

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Biografia do Autor

Luciane de Paula, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis, SP, Brasil

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Araraquara, SP, Brasil; mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Araraquara, SP, Brasil. Professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Assis, SP, Brasil.

Tacicleide Dantas Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal, RN, Brasil

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, RN, Brasil; mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, RN, Brasil. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), em São Paulo do Potengi, RN, Brasil.

Gabriella Cristina Vaz Camargo, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, SP, Brasil.

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG/RC), em Catalão, GO, Brasil; doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Araraquara, SP, Brasil

Janaína Moreno Matias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, RN, Brasil; doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, RN, Brasil,

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Paula, L. de, Vieira, T. D., Camargo, G. C. V., & Matias, J. M. (2021). A valoração dos tons de pele em "Caras e Cores". Letrônica, 14(sup.), e42512. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.s.42512