A valoração dos tons de pele em "Caras e Cores"
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.s.42512Palavras-chave:
Círculo de Bakhtin, Enunciado, Discurso PublicitárioResumo
Com fundamento nas contribuições teórico-metodológicas propostas pelos estudos bakhtinianos, este artigo toma o filme publicitário “Caras e Cores”, da Faber-Castell, como corpus de um trabalho analítico de enunciado audiovisual, explicitado em sua unidade arquitetônica como verbivocovisual. O objetivo se volta a compreender se e como a verbivocovisualidade contribui para a análise, em especial, de discursos sincréticos, em que essas três dimensões se explicitam e constituem a unidade integral do discurso. Para isso, são mobilizadas, em conjunto, as noções bakhtinianas de enunciado, signo ideológico, voz social e relações dialógicas. Os resultados apontam para a produtividade da verbivocovisualidade e a análise do filme publicitário revela que a marca ressignifica o signo ideológico “cor de pele” e traz à tona o discurso sobre diversidade e representatividade como estratégia mercadológica lucrativa.
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