Os sentidos do “novo mundo” nas publicidades da Latam Airlines sobre a pandemia no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.4.39873Palavras-chave:
Signo ideológico, Avaliação social, Discurso publicitárioResumo
O objetivo deste artigo é estudar os sentidos do signo “novo mundo” a partir de três posts publicitários da Latam Airlines, publicados em sua página do Facebook. O recorte privilegiou os posts com imagem e texto em que aparecia materialmente o signo “novo mundo”, em uma amostra discursiva tomada entre os meses de março e setembro de 2020. Apresentamos uma seção teórica em que discutimos o signo ideológico conforme Volóchinov (2017) e uma seção em que tratamos da questão do enunciado concreto e sua abordagem metodológica a partir do Círculo de Bakhtin. A análise relaciona os três posts publicitários com momentos distintos de compreensão da pandemia de Coronavírus pela sociedade: um “novo mundo” em emergência, no primeiro, em consolidação, no segundo; e como já dado no terceiro post. Consideramos, por fim, que o “novo mundo” que a Latam constrói em seu discurso é sua forma de enfrentamento da pandemia e sua estratégia ideologicamente construída para vender passagens, que ocorre simultaneamente à retomada das atividades econômicas da sociedade.
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