Um estudo sobre a compreensão leitora de alunos de 2º e 3º anos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2014.1.16707Palabras clave:
Compreensão leitora, Alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, Ambiente de Letramento, Escolaridade.Resumen
Este trabalho tem por objetivo apresentar os dados obtidos em uma pesquisa que visou averiguar o desempenho de crianças nas tarefas de compreensão de histórias. Os sujeitos foram alunos de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, na região metropolitana de Porto Alegre. Como instrumento específico de pesquisa, foi utilizado um questionário com 8 perguntas relacionadas à história lida pelos sujeitos. Essa verificação foi realizada em dois momentos distintos mediante a leitura de narrativas diferentes. Neste estudo, foi considerada como variável a evidência de um ambiente de letramento no contexto familiar. Essa variável foi examinada mediante entrevista individual com os participantes. Ainda, foi analisada a escolaridade dos sujeitos de pesquisa. Os resultados atingidos por ambos os grupos revelaram que as crianças demonstraram um bom nível de compreensão nas tarefas propostas. Através de uma classificação para as respostas dadas pelos alunos, notou-se que o desempenho deles variou de alto para médio.
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