A estética do cine-olho nas imagens em protestos

Autores

  • Alexandre Rocha da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Bruno Bueno Pinto Leites Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.24443

Palavras-chave:

Imagem, Vertov, Protestos

Resumo

Este trabalho introduz uma proposta para análise de imagens feitas em fluxos de protestos. Para tanto, (1) retoma o conceito de estética proposto por Jacques Rancière; (2) revisita as teses de Dziga Vertov sobre o cine-olho, para seguir um antigo sonho das imagens – confundir-se com a matéria dos acontecimentos; (3) analisa imagens produzidas nos protestos de 2013 no Brasil, destacando, entre outros elementos, as deformações. Deste modo, é possível indicar uma rede de agenciamentos estético-políticos que essas imagens vêm fomentar, rede esta que implica um apagamento da distinção entre acontecimento e imagem e que ecoa os modos contemporâneos de organização coletiva que se pretendem a-centrados. 

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Biografia do Autor

Alexandre Rocha da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003) e pós-doutor pela Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2005-6). Atualmente é professor e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Bruno Bueno Pinto Leites, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Universidade Federal de Pelotas

Doutorando em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), é professor substituto nos cursos de Cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

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Publicado

2017-01-02

Como Citar

Silva, A. R. da, & Leites, B. B. P. (2017). A estética do cine-olho nas imagens em protestos. Revista FAMECOS, 24(1), ID24443. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.24443

Edição

Seção

Cinema

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