Currículo e interculturalidade
um estudo de revisão para pensar uma aproximação com a educação física
DOI:
https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44921Palavras-chave:
Currículo, Interculturalidade, Educação Física, Estudo de revisãoResumo
Este manuscrito apresenta reflexões a partir de um estudo de revisão que teve por objetivo identificar e compreender o que vem sendo produzido acerca da Interculturalidade no campo educativo, bem como suas possíveis relações com o currículo e com a Educação Física escolar. O estudo de revisão se deu a partir de busca em periódicos que resultou na análise de 47 artigos. Entendemos que a) não existe consenso sobre os conceitos de multiculturalismo e interculturalidade, b) há um empreendimento a fim de superar uma concepção limitada e funcionalista das culturas e das diferenças, c) a interculturalidade tem permeado em alguma medida os documentos e intencionalidades de alguns grupos e setores, mas se mostra ainda sutil nos contextos escolares d) pouca penetração da temática no âmbito da EF escolar, e) discussão sobre currículo na EF com enfoque na seleção/abordagem de conteúdos, f) possíveis impactos das políticas curriculares na EF escolar.
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