O corpo feminino e a educação

Relato de experiência pedagógica com base na leitura da poesia de Rupi Kaur

Palavras-chave: Experiência pedagógica, Corpo feminino, Poesia de autoria feminina

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o relato de uma experiência pedagógica interdisciplinar que envolveu a discussão sobre o corpo feminino com base na leitura da poesia da autora indiana Rupi Kaur, com o estudo de poemas da obra Milk and honey, lançada no Brasil com o título Outros jeitos de usar a boca. A experiência ocorreu durante um encontro do projeto de extensão intitulado Clube de Leitura, desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Viamão, que envolveu docentes, profissionais da área técnicas, bolsistas e demais estudantes. Selecionamos nove dos poemas lidos durante o encontro, abordando-os em quatro categorias de análise, identificadas tanto na roda de conversa como na leitura dos poemas selecionados, a saber: a) objetificação da mulher; b) diferença na educação de meninos e meninas; c) padronização e controle dos corpos; d) autoestima e empoderamento. O estudo revela a importância da leitura da literatura de autoria feminina e a urgência de discussões sobre o corpo da mulher na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daisy da Silva César, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Viamão, RS, Brasil.

Mestrado em PPG-Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Atualmente é Professora de Português, Espanhol e respectivas Literaturas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Viamão.

Jessica Frasson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil.

Referências

ALLENDE, Isabel. Mujeres del alma mía: sobre el amor impaciente, las vida larga y las brujas buenas. Barcelona: Plaza Janes, 2020.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: A experiência vivida. Tradução de Sérgio Milliet. 2ª Ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1967.

CARNEIRO, Sueli. Mulheres em movimento. Estudos avançados. v. 17 n. 49, p. 171-192 2003. https://doi.org/10.1590/s0103-40142003000300008

______. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.) Pensamento Feminista: Conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2019. Edição do Kindle. (Locais do Kindle 6109).

FEDERICI, Silva. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Tradução Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.

KAUR, Rupi. Outros jeitos de usar a boca. 2ª Ed. São Paulo: Planeta, 2017.

______. Meu corpo minha casa. São Paulo: Planeta, 2020. Edição do Kindle. (Locais do kindle 127).

MARIA, Luzia de. O clube do livro: ser leitor, que diferença faz? São Paulo: Global 2016. Edição do Kindle. (Locais do Kindle 439).

MARTIN, Emily. A mulher no corpo: uma análise cultural da reprodução. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

NAVARRO, Márcia Hoppe. A ideologia patriarcal em A casa dos espíritos. In: DONALDO, Schuler. Mulher em prosa e verso. Porto Alegre: Movimento, 1988.

OPAS/OMS, Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde. Folha informativa - Violência contra as mulheres, 2017. Disponível em: www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5669:folha-informativa-violencia-contra-as-mulheres&Itemid=820

RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? 1ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

WOLF, Naomi. O Mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

ZILBERMAN, Regina. A escola e a leitura da literatura. In: RÖSING, Tânia; ZILBERMAN, Regina. (Orgs.). Escola e Leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

Publicado
2021-08-17
Como Citar
César, D. da S., & Frasson, J. (2021). O corpo feminino e a educação: Relato de experiência pedagógica com base na leitura da poesia de Rupi Kaur. Educação Por Escrito, 12(1), e40237. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.40237