Currículo e interculturalidade

um estudo de revisão para pensar uma aproximação com a educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44921

Palavras-chave:

Currículo, Interculturalidade, Educação Física, Estudo de revisão

Resumo

Este manuscrito apresenta reflexões a partir de um estudo de revisão que teve por objetivo identificar e compreender o que vem sendo produzido acerca da Interculturalidade no campo educativo, bem como suas possíveis relações com o currículo e com a Educação Física escolar. O estudo de revisão se deu a partir de busca em periódicos que resultou na análise de 47 artigos. Entendemos que a) não existe consenso sobre os conceitos de multiculturalismo e interculturalidade, b) há um empreendimento a fim de superar uma concepção limitada e funcionalista das culturas e das diferenças, c) a interculturalidade tem permeado em alguma medida os documentos e intencionalidades de alguns grupos e setores, mas se mostra ainda sutil nos contextos escolares d) pouca penetração da temática no âmbito da EF escolar, e) discussão sobre currículo na EF com enfoque na seleção/abordagem de conteúdos, f) possíveis impactos das políticas curriculares na EF escolar.

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Biografia do Autor

Natacha da Silva Tavares, Prefeitura Municipal de Viamão, Viamão, RS, Brasil.

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora
da Rede Municipal de Ensino de Viamão.

Angelica Madela, Universidade do Oeste de Santa Catarina e Colégio Unochapecó, Chapecó, SC, Brasil.

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora
da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e do Colégio Unochapecó.

Jessica Frasson, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF-UnB), do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF-UnB) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede
Nacional (ProEF-UnB).

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

da Silva Tavares, N., Madela, A., & Frasson, J. (2023). Currículo e interculturalidade: um estudo de revisão para pensar uma aproximação com a educação física. Educação Por Escrito, 14(1), e44921. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44921

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