A ilusão da liberdade de escolha

O problema da “customização” do currículo dos itinerários formativos da Reforma do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43171

Palavras-chave:

customização do currículo, ensino médio, política curricular

Resumo

O presente artigo objetiva discutir a customização do currículo provocada pela Reforma do Ensino Médio (Lei n. 13.415/2017), que estabeleceu a oferta de itinerários formativos a serem escolhidos pelos estudantes conforme seu interesse. O texto coloca em pauta os principais problemas da abordagem de diferenciação de percursos formativos diante de um ensino médio público carente de investimentos na formação e na valorização dos docentes, bem como nas estruturas físicas e na qualidade de ensino. A partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, sustenta-se a hipótese de que os itinerários, embora envoltos de um discurso de currículo customizado, ou seja, adequado aos interesses de cada estudante, acaba por promover uma ilusão da liberdade de escolha, o que não altera as condições desiguais nas oportunidades de escolhas dos estudantes das camadas mais pobres da população. Em linhas gerais, o texto analisa o contexto de como os mecanismos dos itinerários formativos sustentam a lógica normativa oculta que produz a ilusão de que todos são livres para decidir sobre seu futuro. Nas considerações finais, ressalta-se que existem inúmeras contradições inerentes à organização curricular através da problemática da customização. Dentre elas, destaca-se a idealização de que os estudantes poderão gerir sua própria liberdade através de um conhecimento pautado na competição e na lógica economicista.

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Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal d Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS Brasil. Professor do PPGEdu da Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo, RS, Brasil. Pesquisador Produtividade CNPq.

Junior Bufon Centenaro, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil.

Mestre em Educação (UPF), pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo, RS, Brasil. Doutorando em Educação no PPGEdu/UPF. Bolsista Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES - Código de Financiamento 001.

Antônio Pereira dos Santos, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, RS, Brasil.

Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo, RS, Brasil. Mestrando em Educação no PPGEdu/UPF. Bolsista Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES - Código de Financiamento 001.

 

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Publicado

2022-09-05

Como Citar

Fávero, A. A., Centenaro, J. B., & Santos, A. P. dos. (2022). A ilusão da liberdade de escolha: O problema da “customização” do currículo dos itinerários formativos da Reforma do Ensino Médio. Educação Por Escrito, 13(1), e43171. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.43171

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Seção

Artigos