Formação e construção da identidade docente a partir da narrativa de histórias de vida

Autores

  • Jussara Besutti Universidade de Passo Fundo - PPGAdm
  • Roberta Cristina Redante Universidade de Passo Fundo - PPGAdm
  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo - PPDEdu

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.2.27911

Palavras-chave:

Docência universitária, Formação docente, História de vida, Identidade.

Resumo

Este artigo objetiva compreender como as histórias de vida e as trajetórias de formação profissional contribuem para a construção da identidade de docentes na educação superior. A identidade de um professor deriva de aspectos como a sua história de vida, o significado que este atribui à docência, as suas práticas pedagógicas e a sua formação, que é, intrinsecamente, ligada à sua identidade e, ao mesmo tempo, vital para essa construção pessoal. Inicialmente, apresenta-se uma discussão teórica sobre aspectos do processo de formação docente e sobre a construção da identidade profissional. Na sequência, são apresentados os procedimentos metodológicos empregados na condução da pesquisa, bem como os resultados alcançados. O artigo responde à seguinte questão de pesquisa: como os docentes universitários constroem sua trajetória de vida e sua identidade? Participaram deste estudo empírico docentes de uma unidade acadêmica dos cursos de Administração, Contabilidade e Economia de uma universidade no RS. Os dados foram obtidos por meio das técnicas de pesquisa documental e de história de vida, de modo que a pesquisa pode ser caracterizada como de abordagem qualitativa. Como conclusão do estudo, destaca-se a ausência de preparação pedagógica no início da vida docente, pois constatouse que a área estudada não prepara adequadamente profissionais para a docência. Além disso, ressalta-se que as influências familiares e de professores marcantes determinaram sua trajetória e a construção da identidade,
definindo suas vidas e sua formação como pessoas e profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Besutti, Universidade de Passo Fundo - PPGAdm

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (2002). Pós graduação em Intervenções Psicossociais (UPF) e em Gestão de Pessoas (ESPM), formação complementar em Dinâmica dos Grupos, é Mestranda em Administração PPGAdm (UPF).

Roberta Cristina Redante, Universidade de Passo Fundo - PPGAdm

Possui graduação em Design pela Universidade de Caxias do Sul (2015) e é Mestranda em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo - PPDEdu

Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais (1993), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Pós-Doutorado (bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (2012). Atualmente é professor titular III e pesquisador da Universidade de Passo Fundo. É professor do Corpo docente permanente do Mestrado e Doutorado em Educação atuando na linha de Políticas Educacionais.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2000.

BURNIER, Suzana et al. Histórias de vida de professores: o caso da educação profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, p. 343-358, maio/ago, 2007.

BUSS, Andréia de Mello et al. Professores universitários narrando suas trajetórias docentes: em busca de marcas da vida e da profissão. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, 9.; CONGRESSO DE EDUCAÇÃO, 8., 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2008. v. 1. p. 10477-10489.

CARDOSO, Maria I. S.; BATISTA, Paula M. F.; GRAÇA, Amândio B. S. A identidade do professor: desafios colocados pela globalização. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 65, p. 371-390, abr./jun. 2016.

CATANI, Denice Barbara; BUENO, Belmira; SOUSA, Cyntia. O amor dos começos: por uma história das relações com a escola. Cadernos de Pesquisa, n. 111, p. 151-171, dez. 2000.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008. p. 295-316.

DENZIN, Norman K. Interpretando as vidas de pessoas comuns: Sartre, Heidegger e Faulkner. Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, p. 29-43, 1984.

FÁVERO, Altair Alberto; MARQUES, Marta. Reflexão-ação no exercício da docência universitária. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: UCS, 2012. v. 1. p. 1-10.

FONSECA, Selva Guimarães. Saberes da experiência, histórias de vida e formação docente. In: CICILLINI, G. A.; NOGUEIRA, S. V. Educação escolar: políticas, saberes e práticas pedagógicas. Uberlândia: Edufu, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

JOSSO, Marie-Christine. História de vida e projeto: a história de vida como projeto e as “histórias de vida” a serviço de projetos. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 11-23, 1999.

NÓVOA, Antonio (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000.

NUNES, Dalma Persia Nelly Alves. A construção da docência universitária: a percepção dos professores no processo de socialização. ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRABALHO DOCENTE E PROCESSOS EDUCATIVOS, Anais... 2013. v. 1. p. 30-41,

PIMENTA. Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

QUADROS, Ana Luiza de et al. Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com nossa memória. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 4-11, 2005.

RIBEIRO, Marinalva L.; CUNHA, Maria. I. Trajetórias da docência universitária em um programa de pós-graduação em Saúde Coletiva. Interface – Comunic., Saúde, Educ., v. 14, n. 32, p. 55 68, jan./mar. 2010.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários – elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-14, jan./fev./abr., 2000.

______. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, Campinasm, Unicamp, v. 21, n. 73, dez. 2000.

TIMM, Edgar Zanini; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. A história de vida na docência na Educação Superior e o desenvolvimento humano do professor. Revista de Educação do Cogeime, v. 24, n. 46, p. 123-143, 2015.

VIOLA, Juliana. Docência universitária: trajetórias e saberes da formação de professores na área de ciências biológicas da UFU. Horizonte Científico, v. 1, n. 1, p. 1-26, 2007.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Besutti, J., Redante, R. C., & Fávero, A. A. (2017). Formação e construção da identidade docente a partir da narrativa de histórias de vida. Educação Por Escrito, 8(2), 260–277. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.2.27911

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)