Educação linguística e práticas de letramento no ensino de português escrito para surdos

Um relato de experiência na educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.39328

Palavras-chave:

educação linguística, práticas de letramento, ensino de português para surdos, experiência de docência

Resumo

Neste texto, objetivamos descrever um relato de experiência de docência em relação à aprendizagem de Português a partir de práticas de letramento, realizada com uma aluna surda, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola bilíngue para surdos. As atividades desenvolvidas em sala de aula compreendem os seguintes temas: a) rotinas; b) a escola e eu; e c) o eu, o outro e o nós. Do ponto de vista teórico, traz conceitos da educação linguística e dos letramentos. Metodologicamente, enquadra-se em um paradigma de pesquisa qualitativa interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008). Os instrumentos utilizados para a geração dos dados foram entrevistas, filmagem e transcrição das aulas, atividades desenvolvidas em sala de aula e observação participante. A pesquisa considerou as atividades de leitura e escrita, somadas às impressões e sentidos atribuídos pela professora-participante à sua ação pedagógica. Os resultados apontam que a educação linguística, sob o viés de práticas de letramento, corroborou o letramento de vida como possibilidade de aprendizagem, na educação bilíngue, por uma jovem surda com aquisição e aprendizagem tardias de língua – Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Português escrito. Além disso, possibilitou ações em prol do agenciamento e interação da aluna consigo e com o outro. Desse modo, conclui-se que o ensino de Português escrito, na perspectiva da educação linguística e práticas de letramento, pode fazer a diferença na aprendizagem inicial e na ação de agência de jovens surdos nos anos finais do ensino fundamental. 

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Biografia do Autor

Jubileia Mendes de Matos Coelho, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso (MT), Brasil.

Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEL/UFMT), em Cuiabá, MT, Brasil; especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa; Língua Estrangeira e Tradução, Interpretação e Docência da Língua Brasileira de Sinais, com aprovação em Banca de Proficiência e Atesto em Língua Brasileira de Sinais. Doutoranda em Estudos de Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEL/UFMT), em Cuiabá, MT, Brasil. Professora da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT).

Flávia Girardo Botelho Borges, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso (MT), Brasil.

Doutora em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, PE, Brasil; mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE), em Cuiabá, MT, Brasil. Professora Adjunta do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, MT, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Ensino, Interação e Aprendizagem (LEIA).

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Publicado

2022-11-30

Como Citar

Coelho, J. M. de M., & Borges, F. G. B. (2022). Educação linguística e práticas de letramento no ensino de português escrito para surdos: Um relato de experiência na educação de jovens e adultos. Educação Por Escrito, 13(1), e39328. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.39328

Edição

Seção

Artigos