Art education in Brazil and teacher training

What ANPED productions reveal

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.42410

Keywords:

art education, state of knowledge, teacher training, art teaching

Abstract

This article presents discussions about teacher training and its interfaces with art education developed in Brazilian education networks. To this end, the scientific articles published in the annals of the meetings of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPED) were mapped, from 2009 to 2017, constituting a cut of the productions of the Working Group (WG) 24 – Education and Art. The State of Knowledge research was developed from the descriptors: Teacher Training, Art Teaching and Art School. In the first descriptor, data analysis showed the prevalence of studies on teaching knowledge, as well as points to the growing interest in developing research in ethical-aesthetic, experiential, inventive and imaginative approaches. Regarding the teaching of Art, the discussions around multiculturalism and the importance of teaching practices prevailed, which enable the aesthetic experience, provide opportunities for silence, self-knowledge and the sensitive, without losing sight of the critical look at and in contemporaneity and, as for the descriptor Art School there were no publications.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sandra Beatriz Silva da Costa, Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS, Brasil.

Mestre em Ensino pela Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria, RS, Brasil; psicopedagoga pelo Centro Universitário Franciscano, em Santa Maria, RS, Brasil. Professora da Rede Municipal de Educação, em Santa Maria, RS, Brasil. 

Fernanda Figueira Marquezan, Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo, RS, Brasil; pedagoga pelo Centro Universitário Franciscano, em Santa Maria, RS, Brasil. Professora do Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL), em Santa Maria, RS, Brasil.

Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Rede Municipal de Educação, Santa Maria, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, RS, Brasil; mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, RS, Brasil; pedagoga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC), em Santa Maria, RS, Brasil. Professora do Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL), em Santa Maria, RS, Brasil.

References

ARAÚJO, A. R. F. A formação em arte nos cursos de pedagogia em Goiás. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2015. p. 1-13.

ARAÚJO, A. R. F. de. Mãos que tecem tapetes e realizam círculos: um estudo sobre a imaginação e a formação de educadores autores nas artes visuais. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 36., 2013, Goiânia-GO. Anais [...]. Goiânia-GO: UFG, 2013. p. 1-15.

ARAÚJO, A. R. F. de. Os cursos superiores de formação de professores de artes visuais no brasil: percursos históricos e desigualdades geográficas. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 32., 2009, Caxambu-MG. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2009. p. 1-18.

BARBOSA, A. M. Arte-educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Estud. A, São Paulo, v. 3, n. 7, p. 170-182, 1989. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/yvtmjR7MGvYKjPDGPgqBv6J/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 jul. 2020.

BATALHA, C. S. Ensino de dança na escola: concepções e práticas na visão de professores. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 38., 2017, São Luís-MA. Anais [...]. São Luís- MA: UFMA, 2017. p. 1-17.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica, 2017b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 6 de jun. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação:Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: https://www.alex.pro.br/BNCC%20Arte.pdf . Acesso em: 9. jun. 2020.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1966. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 7 de jun. 2020.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional, nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, p. 6377, 1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 10 jun. 2020.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional, nº Lei N° 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, [...]; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Presidência da República, 2017a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 8 jun. 2020.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: Ministério da Educação:SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf. Acesso em: 8 jun. 2020.

CARVALHO F. O. Imagens e palavras para pensar a escola: apontamentos sobre a reforma do ensino médio. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 38., 2017, São Luís-MA. Anais [...]. São Luís-MA: UFMA, 2017. p. 1-13.

COELHO, A. de A.; FARINA, C.; ALBERNAZ, R. M. Artifícios e princípios na formação de professores: estética digital e modos de fazer. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 35., 2012, Porto de Galinhas-PE. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2012. p. 1-12.

COELHO, R. M. Narração e experiência em formação de professores: colecionando fragmentos de relatos. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 35., 2012, Porto de Galinhas-PE. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2012. p. 1-13.

COUTINHO, A. S. Poéticas do feminino/feminismo: interfaces para o ensino de arte. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS - GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 33., 2010, Caxambu-MG. Anais [...]. Caxambu-MG: Centro de convenções, 2010. p. 1 12.

DIAS, R. de O. Arte que nos move: oficinas de formação inventiva de professores. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 33., 2010, Caxambu-MG. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2010. p. 1-16.

DIAS, R O. Entre licenciandos e educantes: caminhos polifônicos na formação inventiva de professores. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 32., 2009, Caxambu. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2009.

DIEDERICHSEN, M.C. R. Sobrevoos e pousos: herança, estranhamento, arte e educação. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 37., 2015, Florianópolis-SC. Anais [...]. Florianópolis-SC: UFSC, 2015. p. 1-18.

DOMINGUES G, R. O silêncio n(o ensino d)a arte: algumas reflexões. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 37., 2015, Florianópolis-SC. Anais [...]. Florianópolis-SC: UFSC, 2015. p. 1-18.

FARINA, C. As sensibilidades dos saberes. ou, as condições do sensível na formulação e expressão de nossos saberes. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 36., 2013, Goiânia- GO. Anais [...]. Goiânia-GO: UFG, 2013. p. 1-12.

FERRY, G. Pedagogia de la formación. Buenos Aires: Ediciones Novedades Educativas, 2004.

GUEDES, A. O.; VIEIRA N.G.; SILVA, G. D. de B. Uma experiência de pesquisa-formação de professores da educação infantil: artes de ver, experimentar e ressignificar as práticas. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 37., 2015, Florianópolis-SC. Anais [...]. Florianópolis-SC: UFSC, 2015. p. 1-20.

GUIMARÃES, L. M. de B.; OLIVEIRA, R. A. de. Formação docente e estágio curricular em artes visuais na modalidade de ensino a distância: entre a realidade e a possibilidade de se criar uma escola em expansão. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 33., 2010, Caxambu-MG. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2010. p. 1-16.

JOHANN, M. R. Arte e educação: perspectivas ético-estéticas. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS - GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 37., 2015, Florianópolis-SC. Anais [...]. Florianópolis-SC: UFSC, 2015. p. 1-16.

LEMOS, M. S. 3ª versão da Base Nacional Comum Curricular, componente curricular arte, ensino fundamental. Encaminhada pelo Ministério da Educação em 22/12/2016. Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2016. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/ http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/relatorios-analiticos/Parecer_4_AR_Maya_Suemi_Lemos.pdf. Acesso em: 5 jun. 2020.

LINHARES, M. P. Arte na especialização em docência universitária: contribuições para a formação de professores polifônicos numa formação inventiva de professores. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 32., 2009, Caxambu-MG. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2009. p. 1-18.

MENEZES, A. P. de. Discursos e valores de alunos de ensino básico sobre as artes visuais: possibilidades éticas de seu aproveitamento na escola. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 35., 2012, Porto de Galinhas –PE. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2012. p. 1-15.

MORAES, S. M. A formação inicial do professor de arte como lócus de gestação da práxis docente criadora: relações entre a epistemologia da prática e o processo de ensino-aprendizagem no universo artesanal. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 33., 2010, Caxambu-MG. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2010. p. 1-16.

MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em: 5 jun. 2020.

PEIXOTO, M. C. dos S. Caminhos investigativos na formação estética de professores (as). In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 32., 2009, Caxambu-MG. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2009. p. 1-12.

PONTES, G. M. D. de. Arte na educação: situando discursos sobre o ensino de arte. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 34., 2011, Natal-RN. Anais [...]. Natal-RN: Centro de convenções, 2011. p. 1-16.

ROMANELLI, R. A. A arte como procedimento de ensino na escola waldorf. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 33., 2010, Caxambu-MG. Anais [...]. Caxambu-MG: Centro de convenções, 2010. p. 1-15.

SILVA, E. M. A. S. Experiência formativa em arte: contribuições do pensamento de John Dewey para a formação do arte/educador na contemporaneidade. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 34., 2011, Natal- RN. Anais [...]. Natal-RN: Centro de convenções, 2011. p. 1-17.

SOUSA, R. S. de. Multiculturalismo e formação de professores (as) de música: o olhar docente sobre o currículo de três instituições de ensino superior. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 38., 2017, São Luís- MA. Anais [...]. São Luís-MA: UFMA, 2017. p. 1-14.

SOUZA, E; L. S. de. Formalismo: elemento de estabilidade: gênero e sexualidade no ensino da arte, nos anos iniciais do ensino fundamental. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 38., 2017, São Luís- MA. Anais [...]. São Luís-MA: UFMA, 2017. p. 1-16.

VASCONCELLOS, S. T. As políticas de formação de professores e as repercussões na docência em arte. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 35., 2012, Porto de galinhas- PE. Anais [...]. Porto de Galinhas-PE: Centro de convenções do Hotel Armação, 2012. p. 1-11.

Published

2022-11-23

How to Cite

Costa, S. B. S. da, Marquezan, F. F., & Santos, E. A. G. dos. (2022). Art education in Brazil and teacher training: What ANPED productions reveal. Educação Por Escrito, 13(1), e42410. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2022.1.42410

Most read articles by the same author(s)