Challenges to implement remote education in brazilian higher education in a pandemic context

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.38898

Keywords:

Higher education, COVID-19 pandemic, Remote teaching, Public university, Private university

Abstract

The isolation measures demanded by the COVID-19 pandemic made higher education had to adhere, even if only momentarily, to generalized remote education, given the infeasibility of presential classes. Thus, this study emphasizes the way in which remote formats have gained expressiveness in private institutions of higher education, which is related to the increasing commercialization of education, and also the losses caused to the learning process in a non-classroom teaching environment. In the scenario posed by the pandemic, the fact that private institutions depend on tuition to remain active was decisive for the immediate resumption of classes in the remote format. However, students who started taking distance classes experience the absence of debates and knowledge exchange and the emptying of meaning in that learning space, which in the virtual format has become a mere place for the absorption of content.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Julice Salvagni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); professora no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Nicole Wojcichoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Graduanda em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos em Gestão Alternativa (NEGA-UFRGS).

Marina Guerin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo, RS, Brasil. Bolsista de iniciação científica CNPq no Laboratório de psicologia Clínica do Trabalho (LABORClínica-UNISINOS), em São Leopoldo, RS, Brasil.

References

AGÊNCIA O GLOBO. Com inadimplência e evasão em alta na pandemia, 30% das instituições de Ensino Superior podem fechar em 2020. Pequenas Empresas e Grandes Negócios, 25 maio 2020. Disponível em: https://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Educacao/noticia/2020/05/com-inadimplencia-e-evasao-em-alta-na-pandemia-30-das-instituicoes-de-ensino-superior-podem-fechar-em-2020.html. Acesso em: 19 jun. 2020.

ALUNOS e pesquisadores de instituições públicas produzem e doam EPIs. Observatório do Terceiro Setor, 29 abril 2020. Disponível em: https://observatorio3setor.org.br/noticias/alunos-e-pesquisadores-instituicoes-publicas-produzem-epis/. Acesso em: 24 jun. 2020.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Pessate (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em sala de aula. Joinville: UNIVILLE, 2006.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BARBADO, Michele Cristina Batista; FERNANDES, Renata Sieiro. A formação política do pedagogo e os níveis de consciência em Freire. Educação por escrito, Porto Alegre, v. 11, n. 1-11, jan.-jun. 2020. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.32948

BARBOSA, Andre Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano Felício Felix. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 255-280, 2020. https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p255

BARRETO, Mauricio Lima et al. O que é urgente e necessário para subsidiar as políticas de enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil? Revista Brasileira de Epidemiologia, 2020. https://doi.org/10.1590/1980-549720200032

BIOLOGIA molecular: desvendando a Covid-19 através da pesquisa. PUCRS, Porto Alegre, 17 jun. 2020. Disponível em: http://www.pucrs.br/blog/biologia-molecular-desvendando-a-covid-19-atraves-da-pesquisa/. Acesso em: 25 jun. 2020.

BRASIL. INEP/MEC. Resumo técnico do censo da educação superior 2017. Brasília, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/resumo_tecnico/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2017.pdf. Acesso em: 17 jun. 2020.

BRASIL. INEP/MEC. Censo da educação superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em: 17 jun. 2020.

BRASIL. IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2018. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/rendimento-despesa-e-consumo/17270-pnad-continua.html?edicao=27138&-t=outros-links. Acesso em: 04 ago. 2020.

CAMACHO, Alessandra Conceição Leite Funchal; JOAQUIM, Fabiana Lopes; MENEZES, Harlon França; SANT’ANNA, Rosana Moreira. A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. 1-12, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3151

CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 54, jul./set. 2013. https://doi.org/10.1590/S1413-24782013000300013

CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antonio. Distance Education in the COVID crisis-19: an experience report. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3699

FEEVALE acelera análise de pesquisas relacionadas à Covid-19. FEEVALE, Novo Hamburgo, 17 jun. 2020. Disponível em: https://www.feevale.br/acontece/noticias/feevale-acelera-analise-de-pesquisas-relacionadas-a-covid-19. Acesso em: 25 jun. 2020.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

LIMA, Danilo Lopes Ferreira et al. COVID-19 no estado do Ceará, Brasil: comportamentos e crenças na chegada da pandemia. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 1575-1586, 2020. https://doi.org/10.1590/1413-81232020255.07192020

MAIORIA das universidades públicas do RS não adere ao ensino a distância durante a pandemia. Gaúcha ZH, Porto Alegre, 14 maio 2020. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/coronavirus-servico/noticia/2020/05/maioria-das-universidades-publicas-do-rs-nao-adere-ao-ensino-a-distancia-durante-a-pandemia-cka7bzwep006e015nzw28d49q.html. Acesso em: 25 jun. 2020.

MARTINS, Alex Sandro Rodrigues; QUINTANA, Alexandre Costa; QUINTANA, Cristiane Gularte. O uso da webconferência na disseminação e avaliação do conhecimento em EaD: relato de experiência. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v. 12, n. 21, p. 181-193, 2020. https://doi.org/10.29327/3860.12.21-12

MEC autoriza aulas por meios digitais até dezembro para ensino superior. UOL, São Paulo, 17 junho 2020. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/06/17/mec-autoriza-ead-ate-dezembro-e-estagio-a-distancia-para-ensino-superior.htm. Acesso em: 19 jun. 2020.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Brasília: UNESCO, 2002.

NANOVACINAS em produção na USP podem ser mais eficientes contra a covid-19. Jornal da USP, 15 junho 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/nanovacinas-em-producao-na-usp-podem-ser-mais-eficientes-contra-a-covid-19/. Acesso em: 24 jun. 2020.

OS ATAQUES à universidade pública. Jornal da USP. 14 de maior de 2019 Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/os-ataques-a-universidade-publica/. Acesso em: 23 jun. 2020.

PALHARES, Isabela. Pandemia pode tirar 484 mil alunos do ensino superior no país, projeta sindicato de mantenedoras. Folha de São Paulo, São Paulo, 25 maio 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/05/pandemia-pode-tirar-484-mil-alunos-do-ensino-superior-no-pais-projeta-sindicato-de-mantenedoras.shtml. Acesso em: 22 jun. 2020.

PEREIRA, Larissa Dahmer. Mercantilização do ensino superior, educação a distância e Serviço Social. Rev. Katál, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 268-277, jul./dez. 2009. https://doi.org/10.1590/S1414-49802009000200017

PIRES, Luiza Nassif; CARVALHO, Laura; XAVIER, Laura de Lima. COVID-19 e desigualdade: a distribuição dos fatores de risco no Brasil. Experiment Findings, abr./2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340452851. Acesso em: 17 ago. 2020.

SILVA, Alexsandra de Santana Soares; RIBEIRO, Marinalva Lopes. Relação professor-estudante no ensino superior: uma revisão de literatura. Educação por escrito, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 1-10, jan.-jun. 2020. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.34309

RECONECTA UFRGS destina computadores a estudantes para o ensino remoto emergencial. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 22 julho 2020. Notícias. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/reconecta-ufrgs-destina-computadores-a-estudantes-para-o-ensino-remoto-emergencial/. Acesso em: 7 ago. 2020

SINGHAL, Tanu. A review of coronavirus disease-2019 (COVID-19). The Indian Journal of Pediatrics, p. 1-6, 2020. https://doi.org/10.1007/s12098-020-03263-6

SOBRINHO, José Dias. Educação superior, globalização e democratização: qual universidade?. Revista brasileira de educação, n. 28, p. 164-173, 2005. https://doi.org/10.1590/S1413-24782005000100014

SOUSA, Galdino Rodrigues de; BORGES, Eliane Medeiros; COLPAS, Ricardo Ducatti. Em defesa das tecnologias de informação e comunicação na educação básica: diálogos em tempos de pandemia. Plurais - Revista Multidisciplinar, v. 5, n. 1, p. 146-169, 2020. https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.146-169

TORRES, Ana Catarina Moura; COSTA, Ana Caline Nóbrega da; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Educação e Saúde: reflexões sobre o contexto universitário em tempos de COVID-19. ScientificElectronic Library Online, [s. l.], 1 jun. 2020. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/640. Acesso em: 17 ago. 2020. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.640

UFRGS vai realizar até 500 testes de Covid-19 por dia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 26 março 2020. Notícias. Disponível em: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/ufrgs-vai-realizar-ate-500-testes-de-covid-19-por-dia. Acesso em: 24 jun. 2020.

UNISINOS é parceira de pesquisa sobre a Covid-19 desenvolvida pela UFPEL. UNISINOS, Porto Alegre, 05 junho 2020. Disponível em: http://www.unisinos.br/noticias/universidade/unisinos-e-parceira-de-pesquisa-sobre-a-covid-19-desenvolvida-pela-ufpel. Acesso em: 25 jun. 2020.

UNIVERSIDADES públicas suspendem aulas virtuais em meio ao coronavírus; particulares se mobilizam contra redução de mensalidades. G1, 27 março 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/03/27/universidades-publicas-suspendem-aulas-virtuais-em-meio-ao-coronavirus-particulares-se-mobilizam-contra-reducao-de-mensalidades.ghtml. Acesso em: 19 jun. 2020.

ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, 11.32, p. 226-237, 2006. https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000200003

Published

2020-11-10

How to Cite

Salvagni, J., Wojcichoski, N. ., & Guerin, M. . (2020). Challenges to implement remote education in brazilian higher education in a pandemic context. Educação Por Escrito, 11(2), e38898. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.38898

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)