Escola de trabalho de base

um ensaio sobre a formação política do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44733

Palavras-chave:

Formação política, Movimentos sociais, Trabalho de Base, MTST

Resumo

Este ensaio tem o objetivo de analisar as estratégias político-ideológicas do trabalho de base, que é o percurso de formação de brigadistas do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). Chamam-se de brigadistas, aqueles que desejam ingressar na militância do movimento, cuja inclusão prescinde de uma formação teórica e prática. Buscou-se descrever os processos didáticos e elencar os conteúdos mobilizados ao longo do programa. Para tanto, além de uma descrição da imersão na formação, será apresentado um breve histórico do MTST, além de um debate sobre as perspectivas teorias dos movimentos sociais e de concepções sobre formação política. Tendo em vista a dinâmica da Escola de Trabalho de Base, que é imbuído por uma premissa da educacional freireana, é notória a importância de um processo instituído de formação política aos movimentos sociais.

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Biografia do Autor

Julice Salvagni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Sociologia (UFRGS). Professora no Departamento de Ciências Administrativas e no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Victória Mendonça da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Graduanda em Administração Pública e Social. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

Salvagni, J., & Mendonça da Silva, V. (2023). Escola de trabalho de base: um ensaio sobre a formação política do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). Educação Por Escrito, 14(1), e44733. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44733

Edição

Seção

Artigos