Desafios à implementação do ensino remoto no ensino superior brasileiro em um contexto de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.38898

Palavras-chave:

Ensino Superior, Universidade Pública, Universidade Privada, Ensino Remoto, Pandemia de Covid-19.

Resumo

Dadas as medidas de isolamento demandadas pela pandemia de COVID-19, o ensino superior precisou aderir, mesmo que momentaneamente, ao ensino remoto generalizado, dada a inviabilidade de todos os tipos de aulas presenciais. Assim, este estudo enfatiza o modo como os formatos remotos ganharam expressividade nas instituições particulares de ensino superior, relacionando-os com a crescente mercantilização da educação, e, ainda, com os prejuízos acarretados à aprendizagem em um ambiente de ensino não presencial. No cenário posto pela pandemia, o fato de as instituições privadas dependerem das mensalidades para manterem-se ativas foi determinante para a retomada imediata das aulas no formato remoto. Contudo, os alunos que passaram a ter aulas a distância vivenciam a ausência dos debates e das trocas de conhecimento e experienciam o esvaziamento de sentido daquele espaço de aprendizagem, que no formato virtual se tornou um mero local para a absorção de conteúdos.

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Biografia do Autor

Julice Salvagni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); professora no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Nicole Wojcichoski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Graduanda em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos em Gestão Alternativa (NEGA-UFRGS).

Marina Guerin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Graduanda em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo, RS, Brasil. Bolsista de iniciação científica CNPq no Laboratório de psicologia Clínica do Trabalho (LABORClínica-UNISINOS), em São Leopoldo, RS, Brasil.

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Publicado

2020-11-10

Como Citar

Salvagni, J., Wojcichoski, N. ., & Guerin, M. . (2020). Desafios à implementação do ensino remoto no ensino superior brasileiro em um contexto de pandemia. Educação Por Escrito, 11(2), e38898. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.2.38898

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