Complexity as a challenging proposal to think Education “outside the box”

Authors

  • Alexandre Anselmo Guilherme Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS http://orcid.org/0000-0003-4578-1894
  • Cibele Cheron 1Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36688

Keywords:

Educação, Pensamento complexo, Paradigma da complexidade

Abstract

Editorial do V.10 n.2.

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Author Biographies

Alexandre Anselmo Guilherme, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS

Doutor em Educação. Professor Pesquisador PPGEdu/PPGP (PUCRS). Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação e Violência (GruPEV). Reader da Catedra UNESCO de Juventude, Educacao e Sociedade (UCB – Brasília). Editor da revista Educação Por Escrito do PPGEDU/PUCRS.

Cibele Cheron, 1Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS

Pós-doutorado em Educação (PUCRS). Doutora em Ciência Política (UFRGS). Mestre em Ciências Sociais (PUCRS). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRGS). Professora Universitária da PUCRS. Pesquisadora associada ao Grupo de Estudos do Sul Global (UFABC) e ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero (UFRGS). Mediadora judicial certificada (TJRS). Editora Assistente da revista Educação Por Escrito do PPGEDU/PUCRS.

References

BEHRENS, Marilda Aparecida. F. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis: Vozes, 2006.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Ed. revista e modificada pelo autor. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 5ª Ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

Published

2020-04-22

How to Cite

Guilherme, A. A., & Cheron, C. (2020). Complexity as a challenging proposal to think Education “outside the box”. Educação Por Escrito, 10(2), e36688. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36688

Issue

Section

Editorial