Análise Textual Discursiva na prática

reflexões acerca das cinco principais dúvidas dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45075

Palavras-chave:

Análise Textual Discursiva, Prática reflexiva, Pergunta do Estudante

Resumo

O ensaio apresenta reflexões acerca do método da Análise Textual Discursiva a partir de perguntas corriqueiras feitas por acadêmicos em aulas ministradas pelos autores do texto. São destacados cinco principais questionamentos, realizados por estudantes envolvidos com o método analítico, em diferentes níveis formativos. São eles: i) Quero utilizar a Análise Textual Discursiva... Como eu começo?; ii) A partir do mesmo corpus de análise, diferentes pesquisadores obtêm os mesmos resultados e conclusões?; iii) Quais são os critérios de validação empregados na Análise Textual Discursiva?; iv) O que são argumentos aglutinadores na Análise Textual Discursiva?; e, por fim, v) O que significa processo auto-organizado na Análise Textual Discursiva? O argumento central que organiza o texto é: perguntas habituais de estudantes, de diferentes níveis formativos, realizadas nas aulas, desencadeiam um movimento coletivo de estudo, dialógico e reflexivo, frente ao método da Análise Textual Discursiva, podendo conduzir à compreensão cada vez mais profunda do processo analítico em questão. A estratégia de escrita do texto é deixar em aberto outras questões na expectativa de que a continuidade dos estudos potencialize novas compreensões e, por que não, novas dúvidas sobre a Análise Textual Discursiva.

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Biografia do Autor

Valderez Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora na
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Marcelo Amaral-Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor visitante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Roberta Bartelmebs, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, PR, Brasil.

Doutora em Educação em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, PR, Brasil.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Lima, V., Amaral-Rosa, M., & Bartelmebs, R. (2023). Análise Textual Discursiva na prática: reflexões acerca das cinco principais dúvidas dos estudantes. Educação Por Escrito, 14(1), e45075. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45075

Edição

Seção

Dossiê Educação Matemática