Cultura escolar indígena e BNCC

territórios discursivos da política educativa no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45003

Palavras-chave:

BNCC, Educação escolar indígena, Política educacional

Resumo

Na contemporaneidade, a discussão em torno da educação escolar indígena torna-se um desafio e uma luta que não podem ser negligenciados. Com isso, este texto parte da problemática: quais discursos são produzidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) acerca da educação escolar indígena, considerando a prerrogativa do direito à educação e o reconhecimento dessa cultura? Objetiva-se, assim, compreender as relações entre a educação escolar indígena e a BNCC na perspectiva do direito à educação e do reconhecimento da cultura. Para tanto, a materialidade discursiva foi produzida com base na política educacional e nas experiências em contexto escolar indígena, tendo na análise do campo discursivo a base epistemetodológica. A educação formal nesse contexto é uma conquista, de modo que a produção curricular pode reconhecer diferenças culturais e linguísticas de um povo.

Palavras-chave: BNCC; Educação escolar indígena; Política educacional.

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Biografia do Autor

Sirlete Maria Bitencourt Frigheto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/ UFSM). Professora da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Diretora da Escola Estadual Indígena Yvyra’ijá Tenondé Verá Miri. Integrante dos grupos de pesquisa: Rizoma — Políticas, Currículo e Educação/ Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e GELI/CNPq (Grupo de Estudos em Linguagem e Interculturalidade).

Joacir Marques Costa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Professor adjunto na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Educação. Líder do grupo de pesquisa Rizoma — Políticas, Currículo e Educação/ Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professor/Orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM) e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG/UFSM). Coordenador da Especialização em Estudos de Gênero (EEG/UFSM).

Carlos Edimilson Avila de Lima, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Focus (2022). Graduando em Educação Especial (UFSM). Graduado em Filosofia – Licenciatura pela UFSM (2022). Membro do grupo de pesquisa Rizoma — Políticas, Currículo e Educação/ Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Compõe a coordenação do Fórum Municipal de Ações em Resposta ao HIV/AIDS, Santa Maria, RS.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Bitencourt Frigheto, S. M., Marques Costa, J., & Avila de Lima, C. E. (2023). Cultura escolar indígena e BNCC: territórios discursivos da política educativa no Brasil. Educação Por Escrito, 14(1), e45003. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.45003

Edição

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Artigos