A construção de estados do conhecimento no contexto das pesquisas qualitativas

fundamentos teórico-metodológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44007

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Metodologia de Pesquisa, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Com o diferencial de explorar a prática da metodologia de estados do conhecimento enquanto estratégia na produção de conhecimento, a obra Estado do Conhecimento: Teoria e Prática nos apresenta uma síntese teórico-metodológica de operacionalização desta abordagem frente aos estudos acadêmicos, considerando seu caráter exploratório-investigativo e inventariante-descritivo. A obra mostra-se como um guia para a produção de estudos e pesquisas não apenas para a reflexão e síntese sobre a produção científica, mas também a sua contribuição para a presença do novo.

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Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Licenciado em Ciências da Natureza pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS). Professor do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEE/FACED/UFRGS), na área de Políticas e Gestão da Educação.

Referências

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QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 1998.

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Publicado

2023-11-24

Como Citar

Silveira Diogo de Ávila Fontoura, J. (2023). A construção de estados do conhecimento no contexto das pesquisas qualitativas: fundamentos teórico-metodológico. Educação Por Escrito, 14(1), e44007. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.44007

Edição

Seção

Resenhas