Docência na educação infantil e desenvolvimento emocional da criança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43042

Palavras-chave:

Desenvolvimento Emocional, Professores, Educação Infantil

Resumo

Este trabalho objetivou investigar em que medida práticas de professores da Educação Infantil influenciam no desenvolvimento emocional e afetivo das crianças, na percepção de professoras de escolas autointituladas inovadoras. Foram feitas cinco entrevistas semiestruturadas com professoras de Educação Infantil. Após a análise de conteúdo, chegou-se às seguintes categorias temáticas: concepções de desenvolvimento emocional e afetivo na perspectiva das professoras; promovendo o desenvolvimento emocional e afetivo saudável no ambiente escolar; influência do docente na relação professor-aluno. Espera-se, com este estudo, fomentar reflexões sobre as práticas docentes, de modo que elas colaborem para o desenvolvimento emocional e afetivo de crianças, de maneira intencional.

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Biografia do Autor

Caroline Gomes Braga dos Reis, Instituto Federal de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Federal de Brasília.

Cândida Beatriz Alves, Universidade de Brasília, Brasília, DF. Brasil

Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

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Publicado

2023-11-24

Como Citar

Gomes Braga dos Reis, C., & Alves, C. B. (2023). Docência na educação infantil e desenvolvimento emocional da criança. Educação Por Escrito, 14(1), e43042. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.43042

Edição

Seção

Artigos