Resenha crítica da tese Família e Escola

O que as crianças do 1º têm a dizer?

Palavras-chave: Resenha

Resumo

MAIA, Denise da Silva. Família e Escola: o que as crianças do 1° têm a dizer? 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, PUCRS. Porto Alegre, 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Fermino dos Santos, Secretaria Municipal de Educação Fortaleza (SME), Fortaleza, CE, Brasil.

Graduado Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), em São Leopoldo, RS, Brasil; mestrando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Marcos Villela Pereira, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Referências

ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, São Luís, MA, n. 113, p. 51-64, jul. 2001.

FONTES, Rejane de Souza. A escuta pedagógica à criança hospitalizada: discutindo o papel da educação no hospital. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, n. 29, p. 119-138, 2005.

KREPPNER, Kurt. Aplicando a Metodologia de Observação em Psicologia do Desenvolvimento e da Família. Curitiba: Juruá Editora, 2011.

LEAL, Bernardina. Entre ensinar e aprender, a alteridade da infância. In: TREVISAN, Amarildo Luiz; TOMAZETTI, Elisete (org.). Cultura e alteridade: confluências. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. p. 87-94.

MAIA, Denise da Silva. Família e Escola: o que as crianças do 1° têm a dizer? 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, PUCRS, Porto Alegre, 2019.

MALINOWSKI, Bronisław. Argonautas do Pacífico Ocidental. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

MARQUES, Janote Pires. A “observação participante” na pesquisa de campo em Educação. Educação em Foco, Juiz de Fora, MG, ano 19, n. 28, p. 263-284, maio/ago. 2016.

POPPER, Karl. Conhecimento objetivo. São Paulo: EDUSP, 1975.

VIEIRA, Hamilton Perninck; THERRIEN, Jacques; DE MEDEIROS, Wendel Alves. Trilhando caminhos na revisão de literatura sobre a ética na pesquisa em educação. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. e33195, 20 jan. 2020.

Publicado
2021-12-23
Como Citar
Santos, T. F. dos, & Pereira, M. V. (2021). Resenha crítica da tese Família e Escola: O que as crianças do 1º têm a dizer?. Educação Por Escrito, 12(1), e42185. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.42185