(Re)pensando a formação de professores para a educação inclusiva

um estudo de caso em uma escola do campo do interior paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.41779

Palavras-chave:

educação especial, educação do campo, formação de professores

Resumo

Ao realizar pesquisa tanto na área da Educação Especial como da Educação do Campo percebemos o discurso praticamente unânime dos estudiosos que estas áreas são permeadas por constantes lutas, embates políticos e superação para efetivação de direitos, até mesmo pelo assegurado pela Constituição Federal de 1988 que é o acesso à educação de todos os cidadãos. Os dados preliminares divulgados pelo IBGE referente ao censo demográfico de 2020 mostram que aproximadamente 19% da população brasileira residem em áreas rurais e, pelas sinopses estatísticas da educação básica divulgados pelo INEP em relação ao ano de 2020 a porcentagem de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação representavam menos de 3% do total de alunos matriculados nas redes de ensino do país. Esses dois dados revelam que esta parcela da população é menor em número, porém este fato não é justificativa para isentá-los do mesmo garantido às pessoas que residem nas áreas urbanas e não apresentam deficiência e/ou necessidade educacional especial, pois ao serem brasileiros têm os mesmos direitos e, desta forma, não podem ser privados tanto de educação como de igualdade de respeito e oportunidades dentro da sociedade. Ao acompanhar algumas aulas em uma escola do campo do interior paulista foi possível identificar as barreiras atitudinais, preconceitos, estigmas além do não cumprimento dos dispositivos legais por parte da gestão escolar e professores com os alunos que apresentam alguma deficiência e/ou necessidade educacional especial. Neste sentido, este artigo pretende, utilizando-se do materialismo histórico e dialético, incitar discussões sobre estas questões a partir das observações realizadas pela autora com a finalidade de (re)pensarmos a formação dos professores, e então contribuir para o avanço na direção da igualdade de direitos como também de respeito e oportunidades.

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Biografia do Autor

Daniele Lozano, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Araras, SP, Brasil.

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação
da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2023-09-13

Como Citar

Lozano, D. (2023). (Re)pensando a formação de professores para a educação inclusiva: um estudo de caso em uma escola do campo do interior paulista . Educação Por Escrito, 14(1), e41779 . https://doi.org/10.15448/2179-8435.2023.1.41779

Edição

Seção

Dossiê: A Formação de professores e a educação inclusiva: avanços, desafios