Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Uma reflexão acerca das aproximações dos estudos em educação e em relações de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.40269

Palavras-chave:

Educação, Trabalho, Relações de trabalho

Resumo

Compreendida como um marco regulatório da educação escolar, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) também pode ser fonte de interesse e reflexão para diversas outras áreas, como as que se dedicam às relações de trabalho. Pelo seu caráter inerente à atividade humana e às relações sociais, educação e trabalho são dimensões indissociáveis que se constituem historicamente, acompanhando as transformações econômicas, políticas e sociais. Dessa forma, este ensaio discute as aproximações entre os campos de estudos de educação e trabalho e reflete como a LDB também pode ser fonte de interesse para as pesquisas no campo das relações de trabalho.

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Biografia do Autor

Renato Koch Colomby, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Palmas, PR, Brasil.

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA - UFRGS); professor no Colegiado de Administração do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no Campus Palmas.

Catia Eli Gemelli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Andrea Poleto Oltramari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil.

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Publicado

2021-08-17

Como Citar

Colomby, R. K., Gemelli, C. E., & Oltramari, A. P. (2021). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Uma reflexão acerca das aproximações dos estudos em educação e em relações de trabalho. Educação Por Escrito, 12(1), e40269. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2021.1.40269

Edição

Seção

Artigos