Complexidade como uma proposta de desafio para pensar a Educação “fora da caixa”

Autores

  • Alexandre Anselmo Guilherme Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS http://orcid.org/0000-0003-4578-1894
  • Cibele Cheron Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36688

Palavras-chave:

Educação, Pensamento complexo, Paradigma da complexidade

Resumo

Editorial do V.10 n.2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Anselmo Guilherme, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS

Doutor em Educação. Professor Pesquisador PPGEdu/PPGP (PUCRS). Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação e Violência (GruPEV). Reader da Catedra UNESCO de Juventude, Educacao e Sociedade (UCB – Brasília). Editor da revista Educação Por Escrito do PPGEDU/PUCRS.

Cibele Cheron, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS

Pós-doutorado em Educação (PUCRS). Doutora em Ciência Política (UFRGS). Mestre em Ciências Sociais (PUCRS). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRGS). Professora Universitária da PUCRS. Pesquisadora associada ao Grupo de Estudos do Sul Global (UFABC) e ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero (UFRGS). Mediadora judicial certificada (TJRS). Editora Assistente da revista Educação Por Escrito do PPGEDU/PUCRS.

Referências

BEHRENS, Marilda Aparecida. F. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis: Vozes, 2006.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Ed. revista e modificada pelo autor. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 5ª Ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

Downloads

Publicado

2020-04-22

Como Citar

Guilherme, A. A., & Cheron, C. (2020). Complexidade como uma proposta de desafio para pensar a Educação “fora da caixa”. Educação Por Escrito, 10(2), e36688. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.2.36688

Edição

Seção

Editorial