A importância da oralidade no processo de alfabetização

Autores/as

  • Clarice Lehnen Wolff Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Gracielle Tamiosso Nazari Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Alfabetização, Oralidade, Leitura, Consciência linguística.

Resumen

Este trabalho discute a importância da oralidade na alfabetização a partir de estudos da Psicolinguística. A reflexão parte do pressuposto de que as bases pragmática, semântica, morfológica e fonológica da linguagem trabalhadas na oralidade favorecem o processamento da leitura e escritura, na medida em que incentivam o desenvolvimento da consciência linguística. Sendo assim, acredita-se que se os professores alfabetizadores conhecerem melhor o processo de desenvolvimento da linguagem de seus alunos e os estimularem a partir dessa base linguística poderão facilitar os processos iniciais de aquisição de leitura e escrita. Para isso, o artigo traz sugestões de atividades de fácil aplicação em sala de aula.

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Publicado

2009-07-29

Cómo citar

Wolff, C. L., & Nazari, G. T. (2009). A importância da oralidade no processo de alfabetização. Letrônica, 2(1), 150–167. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/letronica/article/view/4966