Entrevista com o prof. Dr. Reinhard Werth

Aprender a ler corretamente, um software para diagnóstico e terapia de disléxicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38550

Palabras clave:

Entrevista

Resumen

O prof. Dr. Reinhard Werth2 mostrou que a dislexia pode ter causas diferentes; portanto, a dislexia não é um transtorno único e independente. Werth desenvolveu métodos para diagnosticar as causas dos transtornos de leitura em cada criança ou adulto (WERTH, 2001; 2006; 2018; 2019; WERTH; BARNER, 2003-2018). Assim, Werth desenvolveu uma terapia compensatória voltada para cada causa específica. Quatro estudos independentes mostraram que essa terapia pode reduzir o número de erros de leitura em quase dois terços durante uma única sessão (WERTH, 2006; 2018; 2019; KLISCHE, 2007)

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angela Inês Klein, Universidade de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil.

Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Mestre em Linguística pela PUCRS; professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas, RS, Brasil.

Bernardo Limberger, Universidade de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil.

Doutor em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Mestre em Linguística pela PUCRS; professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas, RS, Brasil.

Citas

KLISCHE, A. Leseschwächen gezielt beheben. Tectum Verlag: Marburg, 2007.

WERTH, R. Die Wurzeln der Legasthenie. Gehirn&Geist, Heidelberg, v. 7-8, p. 64-70, 2008.

WERTH, R. Legasthenie und andere Lesestörungen. München: C. H. Beck, 2001.

WERTH, R. Rapid improvement of reading performance in children with dyslexia by altering the reading strategy: a novel approach to diagnoses and therapy of reading deficiencies. Restorative Neurology and Neuroscience, Amsterdã, v. 36, n. 6, p. 679-691, 2018.

WERTH, R. Therapie von Lesestörungen durch Erkennen und Beheben der Ursachen. Ergotherapie & Rehabilitation, Idstein, v. 9, n. 6, p. 6-11, 2006.

WERTH, R. What causes dyslexia? Identifying the causes of dyslexia and effective compensatory therapy. Restorative Neurology and Neuroscience, Amsterdã, v. 37, n. 1, p. 1-18, 2019.

WERTH, R.; BARNER. T. Richtig lesen lernen. [Software]. München: Celeco, 2003-2018.

Publicado

2021-08-09

Cómo citar

Klein, A. I., & Limberger, B. (2021). Entrevista com o prof. Dr. Reinhard Werth: Aprender a ler corretamente, um software para diagnóstico e terapia de disléxicos. Letrônica, 14(2), e38550. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38550