Comportamento ocular durante a leitura e compreensão de uma questão de raciocínio lógico

Palavras-chave: Comportamento ocular, Leitura, Compreensão leitora

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa, que objetiva investigar o comportamento ocular, através da análise dos mapas de opacidade, número e duração média das fixações e tempo de resolução, a fim de verificar a leitura, a compreensão e a resolução de uma questão de análise de um diagrama, comparando os escores dos que acertaram com os que erraram. Participaram desta pesquisa 11 pessoas de diferentes idades e níveis de estudo: alunos do Ensino Médio, mestrandos, doutorandos e professores doutores das áreas de Ensino e Aprendizagem, Educação e Matemática. Os dados foram coletados no Laboratório de Processamento Visual da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com um rastreador ocular de 500 Hz, que permitiu acompanhar os movimentos oculares durante a leitura, compreensão e resolução.

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Biografia do Autor

Francine Baranoski Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Ponta Grossa, PR, Brasil; graduada em Licenciatura em Letras Português Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em Ponta Grossa, PR, Brasil. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pelo ESAP, em Ponta Grossa, PR, Brasil; doutoranda em Educação pela UEPG; bolsista CAPES; professora tutora do Curso de Letras da UAB/UEPG, em Ponta Grossa, PR, Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa “Linguagem, Ensino e Cognição”, vinculado ao Programa de Mestrado de Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Ponta Grossa, PR, Brasil; e do Grupo de Pesquisa: “Políticas Educacionais e Formação de Professores”, da UEPG.

Ângela Inês Klein, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil.

Doutora e mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil, com estágio de doutoramento no Programme for Experimental and Clinical Ling pela Universidade de Potsdam, da Alemanha. Graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil; pesquisadora e professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas, RS, Brasil, tendo fundado o Laboratório de Processamento Visual durante o tempo em que atuou na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil

Doutora e mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Londrina, PR, Brasil; graduada em Ciências/Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP); professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em Ponta Grossa, PR, Brasil, e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências e Educação Matemática na UEPG. É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-BASis-INEP/MEC e bolsista de produtividade da Fundação Araucária-Paraná.

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Publicado
2021-06-10
Como Citar
Pereira, F. B., Klein, Ângela I., & Pereira, A. L. (2021). Comportamento ocular durante a leitura e compreensão de uma questão de raciocínio lógico. Letrônica, 14(2), e38392. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38392