Base Nacional Comum Curricular: tensões que atravessam a Educação Básica e a Educação Especial

Autores

  • Alexandro Braga Vieira Universidade Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0001-5952-0738
  • Sumika Soares de Freitas Hernandez-Piloto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ines de Oliveira Ramos Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.27599

Palavras-chave:

Currículo. BNCC. Educação Especial.

Resumo

Neste artigo discutem-se as tensões produzidas a partir de uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular. Na primeira parte, problematizam-se ressalvas quanto à composição de currículos mínimos que dificultam que sistemas de ensino, escolas, professores e alunos estabeleçam redes de significação entre os vários conhecimentos existentes, empobrecendo o ato educativo. Além disso, tensionam-se as influências das agências internacionais, nacionais e das avaliações de larga escala que, em nome do ensino de qualidade, promovem processos de exclusão de múltiplos grupos sociais nos currículos escolares. Na segunda parte, relacionamos esse cenário aos pressupostos da educação especial, para promover linhas de análises sobre como propostas curriculares enrijecidas fortalecem a defesa da flexibilização curricular, do aumento de alunos com rótulos de deficiências e da ideia de que é preciso somente pensar nas especificidades de aprendizagem, apartadas do acesso à cultura.

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Biografia do Autor

Alexandro Braga Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Educação, Política e Sociedade (DEPS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores do CCAE - Centro de Ciências Agrárias e Engenharias - da Ufes. Coordenador do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação do Centro de Educação da Ufes. Possui graduação em Letras (2001) e Pedagogia (2012). Especialização Latu sensu em Administração Escolar (2002) e em Atendimento Educacional Especializado (2012). Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Educação e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve pesquisas no âmbito da Educação e da Educação Especial nas áreas de formação docente, políticas públicas, currículo, atendimento educacional especializado e práticas pedagógicas inclusivas.

Sumika Soares de Freitas Hernandez-Piloto, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação-UFES (2014), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), Mestrado em Psicopedagogia - Universidad Central Marta Abreu de Las Villas (2002) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998). Pós graduada em Gestão Educacional, Psicopedagogia, Educação Infantil, Língua Espanhola e Cultura Hispânica e Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Professora no Curso de Pedagogia-FABRA. Professora de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Vitória (licenciada para estudos). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, inclusão, natureza infantil, movimento instituinte, políticas educacionais, gestão democrática, formação de professores, trabalho docente, práticas pedagógicas inclusivas e educação sócio-ambiental. Participa no Grupo de Pesquisa GRUPICIS-UFES e Federalismo e Educação. Membro no Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Membro no Fórum Nacional de Educação representando o MIEIB. Membro no Comitê Diretivo do MIEIB. Membro no Colegiado do FOPEIES. Membro no Conselho Municipal de Educação de Vitória. Membro no Conselho Editorial da Revista Pró-discente-UFES.

Ines de Oliveira Ramos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Teorias do Ensino e Praticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Grupo de Pesquisa "Educação Especial: formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas públicas. Áreas de atuação e pesquisa: Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar, Pesquisa Educacional/Pesquisa-ação, Formação e Prática Docente.

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Vieira, A. B., Hernandez-Piloto, S. S. de F., & Ramos, I. de O. (2019). Base Nacional Comum Curricular: tensões que atravessam a Educação Básica e a Educação Especial. Educação, 42(2), 351–360. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.27599

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