Os sentidos atribuídos pelas crianças à cidade

Autores

  • Vania Carvalho de Araújo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares
  • Rosali Rauta Siller
  • Ines de Oliveira Ramos
  • Victória Galter Vieira
  • Érika Milena de Souza

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.30542

Palavras-chave:

Crianças e cidade. Educação infantil e cidade. Cidade e infância.

Resumo

Este artigo expõe parte do resultado de um estudo exploratório realizado com 220 crianças de dez cidades do Estado do Espírito Santo matriculadas nas instituições de educação infantil. Tem por objetivo discorrer sobre os sentidos atribuídos pelas crianças à cidade, evidenciando alguns constrangimentos pelos quais elas passam em função de serem excluídas do planejamento da cidade e dos espaços sociais mais amplos. As narrativas das crianças expõem o paradoxal movimento entre a invisibilidade das crianças e a capacidade de as culturas infantis inaugurarem novos dispositivos discursivos que permitam construir outras racionalidades. Considerar as diferentes formas de simbolização das crianças acerca de seus mundos de vida é perceber que elas carregam consigoas marcas das culturas dos adultos, ao mesmo tempo em que são capazes de empreender outros sentidos sobre a realidade, o que deixa transparecer um universo de significação peculiar sobre a cidade, cujas sutilezas constituem um patrimônio social próprio das culturas infantis, ainda que em plena articulação com as culturas adultas.

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Biografia do Autor

Vania Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação da UFES

Professora do programa de Pós-Graduação em Educação

Coordenadora do Núcleo de Educação Infantil da UFES

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

Araújo, V. C. de, Soares, L. P. R. G., Siller, R. R., Ramos, I. de O., Vieira, V. G., & Souza, Érika M. de. (2018). Os sentidos atribuídos pelas crianças à cidade. Educação, 41(2), 212–222. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.30542

Edição

Seção

Dossiê: Infância e cidade: diálogos com a educação