Compreensão matemática dos estudantes
Dificuldades, facilidades e sentimentos
Keywords:
Aprendizagem, Competência, Dificuldade matemáticaAbstract
A Matemática, muitas vezes, é citada como a Área de conhecimento mais complexa, mais difícil para os estudantes da Educação Básica. No geral, a cada ano, os estudantes apresentam mais dificuldades na aprendizagem matemática. As defasagens vão ficando cada vez maiores e não se efetiva o desenvolvimento de habilidades e de competências na área da Matemática. O presente artigo dialoga sobre sentimentos, aprendizagem, competência e dificuldade matemática, na busca de alternativas para resolver o cenário de resultados abaixo do básico em avaliações externas. Partindo de entrevista com estudantes do 3º ano do Ensino Médio, definem-se categorias de análise na busca da compreensão do problema. O intuito é cuidar da vida relacionada à Matemática do dia a dia, cuidar da formação do estudante e pensar em ferramentas do conhecimento efetivo que estão a serviço da aprendizagem para o desenvolvimento de competências da Matemática. Para a construção das mudanças necessárias no fazer Matemática, precisa-se de escuta, do olhar cuidadoso ao itinerário de aprendizagem e do respeito à trajetória do estudante para a construção de seu conhecimento.
Downloads
References
ILLERIS, Knud et al. (Orgs.) Teorias contemporâneas da aprendizagem- Porto Alegre: Penso, 2013.
KOLLER, Silvia; PAULA COUTO, Maria Clara; HOENDORFF, Jean Von. Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014.
PONTE, João Pedro da et al. Investigações matemáticas na sala de aula. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
POZO, Juan Ignacio et al. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.
VAN DE VALLE, John A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicações em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VIANIN, Pierre. Estratégias de ajuda a alunos com dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Caderno Marista de Educação
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).