Práticas avaliativas no contexto escolar
Um caminho para a aprendizagem
Palavras-chave:
Aprendizagem, Avaliação, CompetênciasResumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre as práticas avaliativas no contexto de uma escola de uma rede privada de ensino, com foco na análise de provas trimestrais, como um dos instrumentos de avaliação aplicados ao 5º ano do Ensino Fundamental no componente curricular de Matemática, com o objetivo de qualificar o processo de aprendizagem dos estudantes. Considerando a concepção de aprendizagem apresentada nos documentos que expressam a proposta de ensino e avaliação da escola, compreendendo que o processo de aprendizagem é compromisso de todos e que a avaliação é inerente a esse processo, entendemos que a avaliação, sendo inerente a esse processo, merece uma reflexão mais aprofundada. Percebendo essa necessidade, elaboramos o presente artigo, que tem sua fundamentação teórica nos autores Cipriano Carlos Luckesi, Celso Vasconcellos, Jussara Hoffmann, entre outros.
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Referências
LUCKESI, Cipriano Carlos. ...de avaliar a aprendizagem? Revista Pátio, v. 3, n. 12, fev./abr. 2000.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Superação da lógica classificatória e excludente da avaliação: do “é proibido reprovar” ao é preciso garantir a aprendizagem. São Paulo: Libertad, 1998.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
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