Práticas avaliativas no contexto escolar

Um caminho para a aprendizagem

  • Denise A. Jaenisch Targa
  • Monica Bertoni dos Santos
Palavras-chave: Aprendizagem, Avaliação, Competências

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre as práticas avaliativas no contexto de uma escola de uma rede privada de ensino, com foco na análise de provas trimestrais, como um dos instrumentos de avaliação aplicados ao 5º ano do Ensino Fundamental no componente curricular de Matemática, com o objetivo de qualificar o processo de aprendizagem dos estudantes. Considerando a concepção de aprendizagem apresentada nos documentos que expressam a proposta de ensino e avaliação da escola, compreendendo que o processo de aprendizagem é compromisso de todos e que a avaliação é inerente a esse processo, entendemos que a avaliação, sendo inerente a esse processo, merece uma reflexão mais aprofundada. Percebendo essa necessidade, elaboramos o presente artigo, que tem sua fundamentação teórica nos autores Cipriano Carlos Luckesi, Celso Vasconcellos, Jussara Hoffmann, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise A. Jaenisch Targa

Coordenadora pedagógica e especialista em Gestão Curricular Marista pela Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

Monica Bertoni dos Santos

Mestre em Educação Em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Assessora da área de conhecimento de Matemática da Gerência Educacional.

Referências

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1991.

LUCKESI, Cipriano Carlos. ...de avaliar a aprendizagem? Revista Pátio, v. 3, n. 12, fev./abr. 2000.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Superação da lógica classificatória e excludente da avaliação: do “é proibido reprovar” ao é preciso garantir a aprendizagem. São Paulo: Libertad, 1998.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Publicado
2020-11-23
Como Citar
A. Jaenisch Targa, . D., & Bertoni dos Santos, M. (2020). Práticas avaliativas no contexto escolar: Um caminho para a aprendizagem. Caderno Marista De Educação, 10(1), e39612. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/39612
Seção
Artigos