A inclusão escolar na escola regular de ensino privado

Marcos e perspectivas

Autores

  • Simone Martins da Silva Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos)
  • Monica Bertoni dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Diretrizes da educação inclusiva, Deficiências, Escola regular de ensino privado

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o tema inclusão na escola regular de ensino privado. O direito constituído da pessoa com deficiência à educação em todos os níveis e aprendizados, ao longo de toda a vida, referenciado na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), é assegurado nas instituições de ensino regular. Às instituições privadas, de qualquer nível e modalidade de ensino, o Poder Público aplica obrigatoriamente o que está disposto às instituições públicas, sendo vedada a cobrança de valores adicionais de qualquer natureza em suas mensalidades, anuidades e matrículas no cumprimento das determinações. Os objetivos desse estudo foram revisar marcos histórico e normativos da educação especial, mapear os estudantes com necessidades educativas especiais de uma instituição de ensino regular privado e refletir sobre os principais desafios para o ensino privado instituir-se como sistema educacional inclusivo. O estudo compreendeu levantamento de dados quanti-qualitativos por meio de entrevista estruturada e análises que apresentam pressupostos qualitativos como majoritários. Ao analisar os dados obtidos e refletir sobre eles, constatou-se que os desafios a serem superados estão para além da garantia do acesso e permanência dos estudantes à escola. Perpassam aspectos pedagógicos administrativos relacionados à aprendizagem e à participação desses estudantes no contexto escolar, como a formação continuada dos profissionais da educação, a (re)adequação de metodologias, recursos e estratégias na perspectiva da Educação Inclusiva e a institucionalização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas regulares de ensino privado.

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Biografia do Autor

Simone Martins da Silva, Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos)

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), especialista em Gestão Curricular pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestra em Educação pela Unisinos, especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pedagoga pela Universidade Luterana do Brasil/Canoas (Ulbra).

Monica Bertoni dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mestre em Educação Em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Assessora da Área de Conhecimento de Matemática na Gerência Educacional.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Martins da Silva, S., & Bertoni dos Santos, M. (2018). A inclusão escolar na escola regular de ensino privado: Marcos e perspectivas. Caderno Marista De Educação, 10(2), e40258. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/40258

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