Compreensão matemática dos estudantes

Dificuldades, facilidades e sentimentos

Autores

  • Vivian Patrícia Caberlon Nunes
  • Monica Bertoni dos Santos

Palavras-chave:

Aprendizagem, Competência, Dificuldade matemática

Resumo

A Matemática, muitas vezes, é citada como a Área de conhecimento mais complexa, mais difícil para os estudantes da Educação Básica. No geral, a cada ano, os estudantes apresentam mais dificuldades na aprendizagem matemática. As defasagens vão ficando cada vez maiores e não se efetiva o desenvolvimento de habilidades e de competências na área da Matemática. O presente artigo dialoga sobre sentimentos, aprendizagem, competência e dificuldade matemática, na busca de alternativas para resolver o cenário de resultados abaixo do básico em avaliações externas. Partindo de entrevista com estudantes do 3º ano do Ensino Médio, definem-se categorias de análise na busca da compreensão do problema. O intuito é cuidar da vida relacionada à Matemática do dia a dia, cuidar da formação do estudante e pensar em ferramentas do conhecimento efetivo que estão a serviço da aprendizagem para o desenvolvimento de competências da Matemática. Para a construção das mudanças necessárias no fazer Matemática, precisa-se de escuta, do olhar cuidadoso ao itinerário de aprendizagem e do respeito à trajetória do estudante para a construção de seu conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Patrícia Caberlon Nunes

Graduada em Pedagogia, especialista em Informática na Educação e em Administração e Planejamento para Docentes, mestre em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atuou como professora, coordenadora pedagógica e vice-diretora educacional em Colégios Maristas. Atualmente, é vice-diretora geral do Colégio Marista Maria Imaculada.

Monica Bertoni dos Santos

Mestre em Educação Em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Assessora da área de conhecimento de Matemática da Gerência Educacional.

Referências

GIGANTE, Ana Maria Beltão; SANTOS, Monica Bertoni. Matemática: reflexões no ensino, reflexos na aprendizagem. Erechim: Edelbra, 2012.

ILLERIS, Knud et al. (Orgs.) Teorias contemporâneas da aprendizagem- Porto Alegre: Penso, 2013.

KOLLER, Silvia; PAULA COUTO, Maria Clara; HOENDORFF, Jean Von. Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014.

PONTE, João Pedro da et al. Investigações matemáticas na sala de aula. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

POZO, Juan Ignacio et al. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.

VAN DE VALLE, John A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicações em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009.

VIANIN, Pierre. Estratégias de ajuda a alunos com dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013.

Downloads

Publicado

2020-11-23

Como Citar

Caberlon Nunes, V. P., & Bertoni dos Santos, M. (2020). Compreensão matemática dos estudantes: Dificuldades, facilidades e sentimentos. Caderno Marista De Educação, 10(1), e39604. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/39604

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)