Entre a política e o prazer: ditadura, arte e boêmia através do filme Garota de Ipanema (Leon Hirszman, 1967)

Autores

  • Carlos Eduardo Pinto de Pinto Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2017.2.24749

Palavras-chave:

Cinema, Ditadura militar brasileira, Política, Cinema Novo, Bossa Nova

Resumo

O artigo aborda, através da análise do filme Garota de Ipanema (Leon Hirszman, 1967) e de seu circuito social, as tensões entre política e prazer no cotidiano do Rio de Janeiro durante a ditadura militar. A releitura de uma canção da Bossa Nova através de um filme que pretendia acompanhar o cotidiano de uma menina de classe média em Ipanema é esperada como um rompimento com os pressupostos do cinema político seguidos até então por seu diretor, um dos expoentes do Cinema Novo brasileiro. Afinal, tanto a Bossa quanto Ipanema eram consideradas metonímias de uma boêmia despolitizada que não se conectava, aparentemente, com a proposta de intervenção da arte na sociedade, seguida pelos cinemanovistas. Ironicamente, o filme decepcionou a crítica, justamente por não ser um bom entretenimento, se propondo a compreender a inserção da protagonista no mundo, inclusive sua relação com a política sob uma ditadura. Desse modo, a análise possibilita pensar as conexões entre ditadura, arte e boêmia no filme e através dele.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Pinto de Pinto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2013). Usufruiu, no primeiro semestre de 2012, de Bolsa CAPES de Doutorado Sanduíche no Exterior, com atividades na Université Paris 8 e no Laboratoire dHistoire Visuelle Contemporaine (Lhivc), vinculado à École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). É professor adjunto do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, e pesquisador do Laboratório de História Oral e Imagem/UFF (LABHOI) e do Núcleo de Estudos Visuais em Periferias Urbanas/FEBF-UERJ (NuVisu). Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: representações, imagens, cinema, ditadura civil-militar, cidades e Rio de Janeiro.

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Publicado

2017-06-05

Como Citar

de Pinto, C. E. P. (2017). Entre a política e o prazer: ditadura, arte e boêmia através do filme Garota de Ipanema (Leon Hirszman, 1967). Estudos Ibero-Americanos, 43(2), 414–427. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2017.2.24749

Edição

Seção

Dossiê: História, cotidiano e memória social: a vida comum sob as ditaduras no século XX

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