Formação docente em PLE/PLA
integrando projetos de extensão
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44795Palavras-chave:
Formação docente, Curso de extensão., Ensino de Português como Língua Adicional, EnsinoResumo
Este artigo objetiva descrever os resultados da integração de três projetos de extensão desenvolvidos no âmbito do Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais (PLEI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No PLEI, a Extensão Universitária é um dos esteios para a realização das ações desse programa. As atividades desenvolvidas por esses projetos são planejadas e executadas com o intuito de ensinar a língua portuguesa para aluno(a)s estrangeiros, envolvendo um processo contínuo de formação docente de aluno(a)s do Curso de Letras da UFPB. Embora sejam projetos distintos, os três complementam-se e sustentam-se em um tripé de formação docente de ensino de português como língua estrangeira/adicional (PLE/PLA). O primeiro projeto, ao buscar ofertar cursos de língua portuguesa para atender e acolher estrangeiros com perfis variados, abarca necessidades supridas pelos outros dois projetos: internacionalização do português e o recorte do ensino de cultura (Ferrarezi Jr., 2010); e a produção de materiais didáticos que ajudam não apenas na formação do(a)(s) aluno(a)(s)-professor(a)(e)(s), mas também assistem o estrangeiro na aquisição de competências necessárias (Leffa, 2007). Do ponto de vista metodológico, este artigo contempla: a) explicação do funcionamento dos projetos, por meio da descrição de como eles se mesclam na formação docente do professor de PLE/PLA; e b) análise qualitativa diante das estratégias que relacionam as aprendizagens do meio acadêmico com a vida real, a partir de experiências resultantes da concretização de projetos. Como resultados, observa-se que a integração dos três projetos oportuniza aos discentes que neles se envolvem como bolsistas e voluntário(a)s uma formação docente mais integral, uma vez que tais aluno(a)s-professor(a)(e)(s): a) refletem sobre a prática em serviço; b) planejam e executam ações didáticas colaborativamente, incluindo a preparação do material a ser utilizado nas aulas; e c) reconhecem a relação indissociável entre língua e cultura, o que repercute diretamente na capacitação desse grupo discente para as futuras demandas profissionais.
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