Selfie
Espetacularização do eu e pedagogias no Instagram Stories
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.3.33202Palavras-chave:
tecnologia educacional, selfie, pedagogias culturais, especularização do eu, instagram storiesResumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa e tem como objetivo analisar publicações de selfies de um grupo de jovens no Instagram Stories. O principal argumento é de que esses jovens se valem de performances apropriadas através de pedagogias circulantes para espetacularizar a si nesta rede social. A fundamentação teórica considerou estudos nos campos das pedagogias culturais e da cibercultura aplicada à educação, notoriamente, os conceitos de visibilidade, performance e espetacularização do eu, atrelados às redes sociais digitais e em torno da denominada era da mobilidade, na qual as tecnologias móveis possibilitam a circulação de autorretratos digitais. O método utilizado foi o da pesquisa qualitativa, descritiva e analítica de cunho netnográfico. O artigo conclui que os jovens estudados espetacularizam suas vidas por meio de selfies para manutenção de visibilidade no Instagram Stories e, por conseguinte, evidenciam pedagogias e modos de ser que circulam nesta funcionalidade.
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