Articulações sobre ética e inclusão a partir do contexto de uma Escola de Governo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.30721Palavras-chave:
Ética, Inclusão, Escola de Governo, Perspectiva Omnilética e Teoria da ArgumentaçãoResumo
O presente artigo tem por objetivo compreender os sentidos atribuídos ao termo “ética” durante o processo de desenvolvimento do Index para a Inclusão (BOOTH E AINSCOW, 2011) em uma Escola de Governo, instituição pública que promove a formação e o aperfeiçoamento de agentes públicos. Para tanto, foram analisados dados coletados durante a pesquisa “Desenvolvendo e adaptando o Index para a Inclusão em uma Escola de Governo no Brasil”, que teve por objetivo promover um processo de autorreflexão dentro da Escola e, a partir disso, propor ações que pudessem provocar transformações referentes ao desenvolvimento de culturas, políticas e práticas de inclusão institucionais. Os dados foram analisados a partir da perspectiva Omnilética (SANTOS, 2013) e da Teoria da Argumentação (PERELMAN e OLBRECHTS-TYTECA, 2005). Os resultados apontaram que os sentidos atribuídos ao termo perpassaram pelas ideias de ética como um valor “copiado”; ética e inclusão: sinônimos ou à parte? e ética e sua relação com transparência.
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