Enfrentamentos e silenciamentos dos professores iniciantes na carreira universitária: um estudo com duas instituições públicas do Rio Grande do Sul

Autores

  • Andressa Wiebusch Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS.
  • Fernanda Fátima Cofferri Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS.
  • Gionara Tauchen Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, RS.

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.30124

Palavras-chave:

Professor Iniciante. Universidade. Formação Docente. Resiliência.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar como professores iniciantes, atuantes em duas universidades públicas do Estado do Rio Grande do Sul, vivenciaram o início da profissão, visando compreender os enfrentamentos e os silenciamentos produzidos no desempenho das atividades acadêmicas. A metodologia da pesquisa é qualitativa, sendo organizada por meio dos dados provenientes de entrevistas semiestruturadas realizadas com 14 professores iniciantes de duas universidades públicas: a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Para a interpretação dos dados, optamos pela Análise de Conteúdo de Minayo (2010). Como resultados, evidenciamos que os professores sentem-se inseguros no desenvolvimento das atividades de ensino, pressionados pelas demandas da produção científica e inaptos para atuarem na gestão universitária. Para lidar com os cenários desafiadores, os professores desenvolvem estratégias de resiliência, como o desenvolvimento da autoestima, o diálogo com colegas e a reflexão sobre a prática docente. Concluímos que as universidades precisam incluir processos e programas de formação pedagógica nos planos de desenvolvimento institucional, aliando iniciativas de auto e ecoformação; integrar as ações de recepção e de adaptação dos professores entre as pró-reitorias e as unidades acadêmicas, bem como criar espaços formativos para o desenvolvimento de competências profissionais vinculadas ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.  

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Biografia do Autor

Andressa Wiebusch, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS.

Doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil. Professora tutora no Curso de Pedagogia Ead na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS.

Fernanda Fátima Cofferri, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS.

Doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil. Pedagoga na Universidade Aberta do SUS na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UNA-SUS/UFCSPA).

Gionara Tauchen, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, RS.

Doutora em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil. Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS.

Referências

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Wiebusch, A., Cofferri, F. F., & Tauchen, G. (2019). Enfrentamentos e silenciamentos dos professores iniciantes na carreira universitária: um estudo com duas instituições públicas do Rio Grande do Sul. Educação, 42(3), 514–524. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.30124

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