Socialização familiar e formação de professoras: o gênero em questão

Autores

  • Adriane Knoblauch Universidade Federal do Paraná
  • Marieta Gouvêa de Oliveira Penna Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21420

Palavras-chave:

Formação docente. Habitus. Gênero.

Resumo

Apresenta dados sobre socialização familiar e profissional de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando problematizar aspectos das relações de gênero presentes nas práticas docentes e sedimentadas como cultura escolar. A análise dos dados, coletados por meio de entrevistas, fundamentada em Pierre Bourdieu, aponta para a construção da feminilidade marcada pela submissão ao universo masculino, constituindo facetas do habitus expresso na valorização da docência como atividade vocacionada e feminina, bem como em práticas disciplinadoras e moralizantes dos alunos. A memória de antigas professoras foi marcada por eventos de carinho e cuidado, orientando escolhas didáticas.

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Biografia do Autor

Adriane Knoblauch, Universidade Federal do Paraná

Possui mestrado e doutorado em educação pelo programa Educação: História, Política, Sociedade da PUCSP. Atualmente é professora adjunta do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná.

Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Universidade Federal de São Paulo

Possui mestrado e doutorado em educação pelo programa Educação: História, Política, Sociedade da PUCSP. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação da UNIFESP.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Knoblauch, A., & Penna, M. G. de O. (2016). Socialização familiar e formação de professoras: o gênero em questão. Educação, 39(4), s86-s95. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21420

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