Origem social de professores e aspectos da prática docente
Palavras-chave:
cultura escolar, habitus do professor, prática docenteResumo
Este artigo se propõe a analisar aspectos do habitus familiar de professores das primeiras séries do ensino fundamental em escolas públicas, relacionando-os a aspectos do habitus do exercício docente. Foi possível verificar que as disposições para a ação incorporadas pelos professores em suas famílias de origem, no que diz respeito ao trabalho como valor e à escolarização como estratégia de ascensão, compõem sua visão de mundo e se expressam em facetas de sua prática pedagógica. Essas disposições para a ação vão ao encontro de aspectos da cultura escolar e, entre outras questões, contribuem para que se atribua aos alunos a responsabilidade por seu sucesso ou fracasso na escola, abstraindo-se determinantes sociais.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.