Construindo novos possíveis a partir da articulação entre resiliência, aprendizagem social e sistema escolar

Autores

  • Juliana Merçon Universidad Veracruzana

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.21407

Palavras-chave:

Resiliência. Aprendizagem social. Educação.

Resumo

Neste artículo, algumas articulações entre a perspectiva sistêmica da resiliência, a noção de aprendizagem social e o contexto escolar são exploradas como campo fértil do qual emergem novas e significativas possibilidades teóricoprácticas. A primeira destas possibilidades corresponde à transição de um enfoque linear e reducionista centrado no desenvolvimento económico a uma abordagem sistêmica que prioriza a resiliência sócio-ecológica. A segunda propõe a aprendizagem social como um processo fundamental na realização de mudanças coletivas de compreensão e ação. Finalmente, o terceiro horizonte emergente se refere à vinculação entre escola e território por meio da potencialização e transformação do papel escolar como centro de estabilidade dinâmica, de articulação de saberes e práticas, e de formação de co-gestores atuais e futuros.

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Biografia do Autor

Juliana Merçon, Universidad Veracruzana

Docente investigadora titular del Instituto de Investigaciones en Educación de la Universidad Veracruzana, actual coordinadora de la línea de Educación Ambiental y del Grupo de Investigación Acción Socio-Ecológica (GIASE).

Web personal: http://www.uv.mx/personal/jmercon/

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Publicado

2016-07-06

Como Citar

Merçon, J. (2016). Construindo novos possíveis a partir da articulação entre resiliência, aprendizagem social e sistema escolar. Educação, 39(1), 105–112. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.21407

Edição

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