A literatura enquanto práxis educativa emancipatória e as possibilidades formativas dos Bildungsroman

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35826

Palavras-chave:

práxis educativa, Bildung, Bildungsroman, emancipação

Resumo

O texto discute o modo de compreensão dos Bildungsroman, da arte e da formação humana nos formatos da Bildung alemã. Levanta questões, em primeiro lugar, sobre os caminhos que a racionalidade moderna foi tomando, com prejuízo da arte e da filosofia como maneiras do conhecer realizar-se. Em segundo lugar, e tendo presente o que foi dito relativamente às necessidades de produção de sentido para além do que é racional, detecta-se que a literatura pode exercer um papel fundamental para a formação humana. Ainda que pensemos que, em última instância, toda a literatura é formativa, debruçamo-nos sobre um caso emblemático: os romances de formação, dimensões literárias da formação do eu. Como caso exemplar de literatura que descreve, retrata a formação do sujeito, ainda na segunda parte do texto, trazemos uma abordagem sobre os Bildungsroman como oportunidade de resgate entre o que se perdeu na modernidade em termos de uma subjetividade que aflorara, apesar do progresso das ciências e do avanço da técnica. O texto traz como conclusão a necessária ênfase nos processos formativos que promovam os interesses integrais da multiplicidade das possibilidades humanas, entre eles, a emancipação dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Neiva Afonso Oliveira, niversidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS

Departamento de Fundamentos da Educação. Área de Filosofia da Educação

Fausto dos Santos Amaral Filho, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Curitiba, PR.

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; professor da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), em Curitiba, PR.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

Oliveira, N. A., & Amaral Filho, F. dos S. (2020). A literatura enquanto práxis educativa emancipatória e as possibilidades formativas dos Bildungsroman. Educação, 43(2), e35826. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35826

Edição

Seção

Dossiê: Formação em Movimento