Ética e pesquisa em educação: entre a regulação e a potencialidade reflexiva da formação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.27603Palavras-chave:
Ética, Pesquisa/formação, Regulação, Ciências Humanas e Sociais, Educação.Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa exploratória que busca contribuir com os debates sobre ética e pesquisa no contexto atual da recente aprovação da Resolução CNS Nº 510/2016, normativa regulatória para as Ciências Humanas e Sociais (CHS). Para isso, construímos um argumento que aborda a questão da regulação e destaca também aspectos da reflexão ética no ofício de pesquisar e na formação de pesquisadores. A metodologia combinou a análise documental e o levantamento de opiniões de pesquisadores líderes e vice-líderes de grupos de pesquisa em educação da Região Sul através do uso de um questionário web. Os resultados da pesquisa mostram que no grupo dos 53 respondentes predomina o inconformismo com a situação atual da regulação da ética em pesquisa e prevalece a ideia de que esse tema corresponde tanto à regulação como à formação. Em relação aos riscos da pesquisa em educação as opiniões divergem e é escasso o reconhecimento de dilemas éticos nessa atividade.
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