Vendendo emoções no cuidado profissional

análise de discursos das empresas de apoio domiciliário no distrito de Lisboa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2024.1.45080

Palavras-chave:

Serviços de apoio domiciliário, Trabalho emocional, Representações do cuidado, Portugal

Resumo

A partir de uma análise dos discursos e representações visuais de 71 sites de empresas de apoio domiciliário no distrito de Lisboa, o presente artigo explora como estas entidades navegam os regimes discursivos dominantes no imaginário sociocultural português das relações entre cuidado e trabalho, profissionalismo e afeto. Ao abordar a dimensão das necessidades emocionais e das relações afetivas no cuidado, várias empresas quebram fronteiras nas construções discursivas idealizadas que colocam emoções e mercados como polos intocáveis. Os discursos encontrados variam entre os que associam os aspetos do trabalho emocional à vocação, ao familiar, ao feminino, e os que procuram colocar os aspetos do trabalho emocional como competências adaptáveis à medida de cada cliente. Dentro de uma grande variedade de abordagens, é possível observar como aspetos do trabalho emocional que têm historicamente desvalorizado o cuidado são agora mobilizados para vender o cuidado como mercadoria.

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Biografia do Autor

Sara Canha, Instituto Universitário de Lisboa (Iscte), Lisboa, Portugal.

Mestre em Políticas Públicas pelo Instituto Universitário de Lisboa (Iscte), em Lisboa, Portugal. Doutoranda em Antropologia no programa doutoral em associação entre o Instituto Universitário de Lisboa (Iscte) e a FCSH - Universidade Nova de Lisboa, em Lisboa, Portugal.

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Publicado

2024-09-05

Como Citar

Canha, S. (2024). Vendendo emoções no cuidado profissional: análise de discursos das empresas de apoio domiciliário no distrito de Lisboa. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 24(1), e45080. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2024.1.45080

Edição

Seção

Cuidado e emoções: discursos, práticas e experiências