Infância, cuidado e emoções desde o Sul Global
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2024.1.45120Palavras-chave:
Cuidado, Infância, Emoções, Sul GlobalResumo
A partir de uma pesquisa com crianças de classe popular da cidade do Rio de Janeiro, buscou-se discutir a relação entre infância, cuidado e emoções. Neste trabalho investigamos o fenômeno das crianças que cuidam de outras crianças, uma realidade muito presente na vida cotidiana de crianças especialmente localizadas em contextos do Sul do Globo. A metodologia utilizada teve enfoque etnográfico, sendo a observação-participante o seu carro-chefe. Os resultados encontrados apontam que as relações de cuidado são marcadas por ambivalência afetiva, disputa de poder e posição, negociações e conflitos. Discute-se que a figura do outro no grupo social estudado tem um papel central para as ações das crianças e que o cuidado e as emoções se produzem com e a partir do que as crianças partilham com o tecido social, institucional e discursivo de que fazem parte. Por fim, entende-se que o trabalho instiga o debate e reflexão sobre as experiências singulares de crianças no Sul Global.
Downloads
Referências
Bispo, Raphael e Maria Claudia Coelho. 2019. Emoções, gênero e sexualidade: apontamentos sobre conceitos e temáticas no campo da Antropologia das Emoções. Cadernos de Campo 28 (2) : 186-197. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v28i2p186-197 . DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v28i2p186-197
Batthyány, Karina. 2020. Miradas latinoamericanas al cuidado. In Miradas latinoamericanas a los cuidados, organizado por Karina Batthyány, 11-52. México DF: Siglo 21.
Castro, Lucia Rabello de. 2021. Os universalismos no estudo da infância: a criança em desenvolvimento e a criança global. In Infâncias do Sul Global: experiências, teoria e pesquisa desde a Argentina e o Brasil, organizado por Lucia Rabello de Castro, 41-60. Salvador: Edufba.
Colonna, Elena.2015. “Tenho de fazer tudo para o meu irmão: crianças que cuidam de crianças”. In Trabalho infância: exercícios tensos de ser criança – haverá espaço na agenda pedagógica? organizado por Miguel G.Arroyo, Maria dos Anjos Lopes Viella e Maurício Roberto da Silva, 85-130. Petrópolis: Editora Vozes Limitada.
Day, Caroline. 2017. Children and young people as providers of care: perceptions of caregivers and young caregiving in Zambia. In Children, young people and care, organizado por John Horton e Michelle Pyer, 144-157. Nova York: Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315686752-9
Freud, Sigmund. 2012. Obras completas volume 11: Totem e tabu, contribuição à história do movimento psicanalítico e outros textos (1912-1914). Rio de Janeiro: Editora Companhia das Letras.
Geertz, Clifford. 2008.Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In A interpretação das culturas, 3-24.1°ed. 13° reimpressão. Rio de Janeiro: LTC.
García Palacios, Mariana, Ana Carolina Hecht e Noelia Enriz. 2015. Crianza y niñez en dos comunidades indígenas de la Argentina (qom y mbyá). Cuicuilco 22 (64): 185-201.
Guimarães, Nadya A. e Priscila P. F. Vieira. 2020. As "ajudas": o cuidado que não diz seu nome. Estudos Avançados 34: 7-24. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3498.002 DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3498.002
Gutierrez, José Paulo. 2016. A circularidade das crianças Kaiowá na Aldeia Laranjeira Ñanderu, Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul. Tese em Educação, Universidade Católica Dom Bosco. DOI: https://doi.org/10.25965/trahs.519
Hernández, María Celeste. 2019. Experiências de niñez en la pobreza. Una cartografía de cuidados. Runa 40 (2): 93-111. https://doi.org/10.34096/runa.v40i2.6264. DOI: https://doi.org/10.34096/runa.v40i2.6264
Hunleth, Jean. 2017.Children as caregivers: the global fight against tuberculosis and HIV in Zambia. Rutgers Series in Childhood Studies. New Brunswick: Rutgers University Press. E-book. https://doi.org/10.26530/oapen_627650 DOI: https://doi.org/10.26530/OAPEN_627650
Iaconelli, Vera. 2023. Manifesto Antimaternalista: Psicanálise e políticas de reprodução. Rio de Janeiro: Zahar.
Landeira, Florencia, Laura Frasco Zuker, Valeria Silvana Llobet. 2023. Infancia y cuidado. Reflexiones críticas desde perspectivas relacionales. Desidades -Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude (35): 79-94. https://doi.org/10.54948/desidades.v0i35.54834. DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i35.54834
Quecha Reyna, Citlali. 2015. Niñas cuidadoras en contextos migratorios. El caso de las poblaciones afrodescendientes en la Costa Chica de Oaxaca. Cuicuilco 22 (64): 155-175.
Lara, Juliana Siqueira de e Lucia Rabello de Castro. 2016. As crianças no encontro com o outro: uma perspectiva relacional e afetiva da responsabilidade. Latitude 10 (2): 217-249. https://doi.org/10.28998/2179-5428.20160204. DOI: https://doi.org/10.28998/2179-5428.20160204
Lara, Juliana Siqueira de. 2020. Crianças e cuidado em tempos de pandemia: como crianças de uma comunidade carioca vivenciam a pandemia da Covid-19 sob a ótica do cuidado? Revista Agenda Social 15(2): 34-56.
Lara, Juliana Siqueira de e Lucia Rabello de Castro. 2021. Children’s responsibilities in a Brazilian community: Citizenship as care practices. Global Studies of Childhood 13 (1): 5-15. https://doi.org/10.1177/20436106219903. DOI: https://doi.org/10.1177/2043610621990393
Lara, Juliana Siqueira de. 2022. Crianças que cuidam: infância e cuidado no encontro com o outro. Tese em Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Lara, Juliana Siqueira de e Pia Leavy. 2023. Infâncias cuidadoras: reflexões e desafios sobre o cuidado praticado por crianças. Desidades-Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude 35: 10-24. https://doi.org/10.54948/desidades.v0i35.59392. DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i35.59392
Lima, Antónia Pedroso de. 2022. Cuidado, emoções e políticas públicas. Reflexões a partir do caso português. Sexualidad, salud y sociedad 38: 2-18. https://doi.org/10.1590/1984-6487.sess.2022.38.e22314.a. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6487.sess.2022.38.e22314.a
Mézié, Nadège. 2018. Da areia ao gado. Meninos empreendedores rurais no Haiti - Civitas 18 (2): 431-453. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2018.2.29601. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2018.2.29601
Morano, Luisina e Andrea Szulc. 2023. Niñes que cuidan de sí y de otres en una agrolocalidad media de la pampa húmeda argentina: una aproximación antropológica. Desidades - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude 35: 41-57. https://doi.org/10.54948/desidades.v0i35.54843. DOI: https://doi.org/10.54948/desidades.v0i35.54843
Pautassi, Laura Cecilia. 2016. Del “boom” del cuidado al ejercicio de derechos. Sur- Revista Internacional de Derechos Humanos 24 13(4):35-42.
Pretto, Zuleica. 2015. Crianças no contexto de um bairro em processo de urbanização na ilha de Santa Catarina (2010-2014). Tese em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina.
Souza, Adelaide. 2020. O brincar na favela da Maré: jogo de vida e resistência em território conflagrado. Tese em Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Szulc, Andrea. 2019. Más allá de la agencia y las culturas infantiles. Reflexiones a partir de una investigación etnográfica con niños y niñas mapuche. Runa 40 (1): 53-63 https://doi.org/10.34096/runa.v40i1.5360. DOI: https://doi.org/10.34096/runa.v40i1.5360
Tassinari, Antonella Maria I. 2015. Produzindo corpos ativos: a aprendizagem de crianças indígenas e agricultoras através da participação nas atividades produtivas familiares. Horizontes antropológicos 21(44):141–72. https://doi.org/10.1590/S0104-71832015000200007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832015000200007
Tronto, Joan. 1998. An ethic of care. Generations: Journal of the American Society on Aging 22 (3): 15-20.
Uglione, Paula. 2020. Infância (d)e rua ser criança em lugares-outros. Tese em Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Weisner, Thomas e Ronald Gallimore. 1977. My brother’s keeper: Child and sibling caretaking [and comments and reply]. Current anthropology 18 (2): 169-190, https://doi.org/10.1086/201883 . DOI: https://doi.org/10.1086/201883
Zelizer, Viviana. 2009. La negociación de la intimidad. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Civitas: revista de Ciências Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).